Cultura

Graça do Aché recebe nesta segunda-feira o evento 'Dança Contemporânea em Domicílio'

Apresentação de Cláudia Müller acontece a partir das 20 horas

Publicado em 17/10/2022 às 13:24 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:20

Nesta segunda-feira, 17 de outubro, a partir das 20h, o Centro de Memória da Cultura Negra Graça do Aché será palco de uma apresentação de dança contemporânea. Trata-se do projeto “Dança Contemporânea em Domicílio'', de Cláudia Müller, artista e professora do curso de Dança da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

O evento possui classificação livre, é gratuito e aberto à comunidade. O objetivo, segundo a artista, é “encontrar brechas no cotidiano e levar a dança a lugares despercebidos, isto sem gestos concretos e definidos, fazendo com que o dançarino utilize da imaginação e recrie os movimentos de acordo com o local presente”.

Ainda, durante a apresentação, acontecerá a exibição do vídeo "Fora de Campo", seguida de um bate-papo com Ricardo Alvarenga, que também é docente do curso de Dança da UFU.

Sobre o projeto

"Dança Contemporânea em Domicílio" realiza entregas de dança contemporânea fora dos teatros, acessando qualquer espaço e adentrando o cotidiano. Esta performance usa a conhecida imagem de entregadores de delivery para recriá-la em outros contextos. Nesse mês de outubro, além do Graça do Aché, a apresentação ocorrerá, também, em outros pontos da cidade. Nesta quarta-feira, 19, será a vez dos bairros Roosevelt, Santa Rosa e Jardim Brasília receberem o projeto.

Sobre a artista

Cláudia Müller é artista com projetos e pesquisas desenvolvidos em dança, performance e vídeo. Doutora e mestre em Artes pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), é também docente do curso de Dança da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) onde coordena, desde 2020, o Grupo de Pesquisa Dramaturgias Plurais, juntamente com Daniella Aguiar. Atuou em companhias de dança em São Paulo, Rio de Janeiro e na Alemanha (1990-2000). Sua formação artística inclui balé clássico, dança contemporânea, performance e artes visuais.

• Coordenação artística, concepção e performance: Cláudia Müller;
  • Programação visual, fotos e vídeo: Theo Dubeux;
  • Assistência de produção: Milene Chinquio;
  • Produção: Vanessa Garcia.

Palavras-chave: Projeto Dança em Domicílio Dicult UFU