Pular para o conteúdo principal
Extensão

Ambulatório de Fisioterapia Dermatofuncional da UFU oferece atendimento gratuito

Atendimento ocorre no Campus Umuarama e conta com a participação dos estagiários do curso, orientados pelo professor Rogério Mendonça de Carvalho

Publicado em 31/03/2023 às 13:58 - Atualizado em 22/08/2023 às 17:04

Foto: Milton Santos

O Ambulatório de Fisioterapia da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), que atua no atendimento da fisioterapia dermatofuncional e cardiovascular, oferece à população uberlandense atendimento gratuito e de fácil acesso. Coordenado pelo professor Rogério Mendonça de Carvalho, o atendimento inclui, também, graduandos que já estão aptos a realizar estágio prático.

"A demanda de estagiários está alta e ainda há muitas janelas a serem preenchidas por pacientes. É importante lembrar que os atendimentos são oferecidos de maneira gratuita e acontecem por livre demanda, ou seja, não necessitam de encaminhamento”, informa Carvalho, que é especialista em Fisioterapia Dermatofuncional (pela Associação Brasileira de Fisioterapia Dermatofuncional - Abrafidef) e em Fisioterapia Intensiva Neonatal e Pediátrica (pela Associação Brasileira de Fisioterapia Cardiorrespiratória e Fisioterapia em Terapia Intensiva - Assobrafir), e possui mestrado pelo Programa de Cirurgia Cardiovascular, doutorado e pós-doutorado pelo Programa de Ciência Cirúrgica Interdisciplinar - todos pela Universidade Federal de São Paulo (USP). 

São realizados no projeto em torno de 80 a 100 atendimento semanais, dependendo da quantidade de estagiários e pacientes. Inicialmente, os alunos com conhecimento prévio estudam cada caso individualmente e montam a avaliação e intervenção, embasados na evidência científica e fundamentados no modelo da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF), resultando em uma imagem ampla da saúde do paciente.

Foto: Milton Santos

Basicamente, a população assitida pelo projeto é a uberlandense. Entretanto, devido às relações externas da equipe com clínicas de cirurgia plástica da região, alguns pacientes são oriundos de outros municípios. Dos atendimentos realizados, destacam-se: cirurgia plástica, cirurgia vascular, cirurgia bariátrica, estética e cosmetologia, além do atendimento nos setores de queimados, endocrinologia e dermatologia.

“A fisioterapia é uma profissão clínica de primeiro contato. Então, a gente recebe prioritariamente pacientes que nos buscam diretamente, mas nós não fechamos as portas para os pedidos de interconsulta de clínicas e nem de outras áreas da própria fisioterapia. Os pacientes são distribuídos de forma igualitária, de maneira que os alunos façam o atendimento individual; por isso, é importante o aumento na demanda de pacientes no ambulatório”, esclarece o docente.

O atendimento, no Campus Umuarama, acontece desde 2014 e é totalmente custeado pela universidade. Apesar disso, é preciso salientar que a aquisição dos produtos necessários para o tratamento individual são de responsabilidade de cada paciente.

 

Entenda

A fisioterapia dermatofuncional é uma área da fisioterapia relacionada a diversos tipos de tratamentos estéticos, sejam faciais ou corporais. Já a fisioterapia cardiovascular é ligada ao tratamento de problemas circulatórios, como a doença venosa crônica e a reabilitação de pacientes portadores de cardiopatia, atuando na melhoria de condições física, mental e social do paciente.

Geralmente, as sessões de fisioterapia dermatofuncional ocorrem no período da tarde e as de cardiovascular, no da manhã.

 

Curiosidade

A Fisioterapia da UFU alcançou um feito histórico, ao possuir o primeiro Programa de Residência Uniprofissional da área que tem como base o modelo de matriz de competências - até então, adotado apenas pela medicina. O projeto já possui a aprovação do Ministério da Educação (MEC).

Foto: Milton Santos

 

Principais informações

  • O projeto é aberto a toda comunidade uberlandense, não sendo necessários encaminhamentos;
  • Alguns dos procedimentos/tratamentos oferecidos pela clínica são: tratamentos estéticos corporais e faciais, pós-operatório, tratamento para úlceras, linfedemas, sequelas de queimaduras e cicatrizes;
  • A princípio, a inscrição pode ser realizada apenas com nome completo e telefone para contato;
  • Local: Avenida Amazonas, S/N, Bloco 2B, sala 111, Campus Umuarama;
  • Telefone para contato: (34) 3225-8556.

 

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.

Palavras-chave: fisioterapia dermatofuncional cardiovascular Ambulatório projeto extensão Campus Umuarama

A11y