Oportunidades

Diepafro está com editais abertos para bolsas de pesquisa e de estágio

Vagas são destinadas a discentes da UFU autodeclarados pretos ou pardos; inscrições até 31 de março e 10 de abril, respectivamente

Publicado em 30/03/2023 às 13:16 - Atualizado em 22/08/2023 às 17:04

A Diretoria de Estudos e Pesquisas Afrorraciais (Diepafro), órgão administrativo vinculado à Reitoria da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), divulgou dois editais visando à contratação de um estagiário e a concessão de uma bolsa de pesquisa para discentes da instituição.

O órgão participa da composição da estrutura das ações (políticas, programas, projetos, convênios, parcerias, cursos e atividades) em Educação para/das Relações Étnicorraciais e Ações Afirmativas para a população negra.

Bolsa de pesquisa

Inscrições abertas até esta sexta-feira, dia 31. (Imagem: Diepafro)

O edital em questão é o Diepafro nº 1/2023. Ele visa à seleção de bolsistas de pesquisa que atuarão junto ao projeto de pesquisa "A Educação das Relações Étnico-Raciais na Formação Inicial de Professores na Perspectiva da Lei 10.639/03 na UFU".

É disponibilizada uma vaga imediata destinada a discente regularmente matriculado em curso de licenciatura na área de Humanidades. É necessário que o interessado seja autodeclarado negro, ou seja, o edital é voltado a candidatos pretos e pardos que optaram por uma das modalidades de reserva de vagas PPI, no ato de seu ingresso nos cursos de graduação da UFU.

Além disso, exigem-se os seguintes critérios: disponibilidade de 20 horas semanais (4 horas diárias); não ser beneficiário de bolsas remuneradas no âmbito da UFU ou de qualquer outra entidade pública ou privada, exceto auxílio-moradia e/ou alimentação; domínio da Língua Portuguesa (leitura e redação); acesso fácil à internet e equipamentos próprios para a gestão e organização do projeto e realização de atividades on-line; e domínio em informática.

A bolsa oferecida é no valor de R$ 700,00, com duração de 12 meses, podendo ser renovada semestralmente por até 24 meses, de acordo com a avaliação de desempenho do bolsista. As inscrições vão até esta sexta-feira, 31 de março, e devem ser feitas por meio de formulário on-line. Haverá formação de cadastro de reserva.

Estágio

Inscrições abertas até 10 de abril. (Imagem: Diepafro)

O Edital Diepafro nº 2/2023 prevê a contratação de estagiário negro (e formação de cadastro de reserva) para auxiliar nas demandas da diretoria. A vaga é para estudantes dos cursos de Relações Internacionais, Direito ou quaisquer licenciaturas da UFU.

O estagiário contratado deverá ter disponibilidade de 20 horas semanais (4 horas diárias), no período matutino (8h às 12h). Além disso, é fundamental possuir conhecimentos em informática e estar cursando a partir do 3° ano ou 5° semestre do curso, no momento da contratação.

As atividades a serem desenvolvidas são voltadas ao setor administrativo, como registro de atas, elaboração de planilhas, organização de arquivos e atendimento ao público.

A bolsa de estágio é no valor de R$ 787,98, mais R$ 10 diários de auxílio-transporte. As inscrições vão até 10 de abril e devem ser feitas por meio de formulário on-line.

Palavras-chave: UFU estagio bolsa de pesquisa Diepafro

Conteúdo relacionado