Gestão

Docente da UFU é nomeado presidente de comitê internacional de mineração

Hélder de Paula, professor da Faculdade de Engenharia Elétrica, visa implementar competição internacional de projetos de graduação e de pós-graduação

Publicado em 07/03/2023 às 09:31 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:38

O professor Hélder de Paula, da Faculdade de Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Uberlândia (Feelt/UFU), foi eleito presidente do Comitê de Mineração (Mining Committee) da Sociedade de Aplicações Industriais (Industry Applications Society - IAS).

Hélder de Paula conduziu parte da reunião de planejamento, discutindo estratégias para atrair mais membros para o comitê. (Foto: Arquivo pessoal)

Pesquisador nas áreas de Qualidade da Energia, Transitórios Eletromagnéticos, Acionamento de Máquinas Elétricas e Confiabilidade (diagnóstico/prognóstico de falhas e gestão de ativos), De Paula foi nomeado no mês de fevereiro e admite estar empolgado para atuar frente às possibilidades de realização conjunta de projetos de pesquisa.

O comitê pertence ao IEEE – Instituto dos Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos (Institute of Electrical and Electronics Engineers), associação profissional que conta com mais de 420 mil membros em 160 países. A missão do IEEE, fundado em 1963, com sede em New York e New Jersey, é promover o desenvolvimento tecnológico em benefício da humanidade.

Com relação às atividades desenvolvidas pelo mais novo representante brasileiro, destacam-se o planejamento e a organização de suas sessões técnicas, que irão ocorrer na conferência oficial do comitê, encontro que acontece no mês de setembro, sempre nos Estados Unidos. De Paula está organizando uma competição internacional de projetos de graduação (Trabalhos de Conclusão de Curso – TCCs) e também de pós-graduação (dissertações e teses), cujas regras e estratégias de divulgação estão sendo concebidas.

O professor reitera que a sua participação em anos anteriores no comitê possibilitou a interação com professores e pesquisadores de outros países. Participar de reuniões administrativas da instituição, conversar on-line – ou mesmo conhecer pessoalmente – pessoas de destaque da administração do IEEE, dentre várias outras oportunidades, foi muito empolgante, afirma De Paula. O novo presidente acrescenta que as atividades contribuirão com a projeção internacional da UFU.

À esquerda, Galina Mirzaeva, professora e pesquisadora na Universidade de NewCastle, na Austrália; ao centro, Hélder de Paula, professor da Feelt/UFU e à direita, Joseph Sottile, da Universidade de Kentucky (EUA), que participarão como conselheiros na gestão de 2023/24. (Foto: Arquivo pessoal)

No período de 2023/24, De Paula irá trabalhar junto a Nicole Newman e Essam Elsahwi, que são, respectivamente, vice-presidente e secretário do comitê. A primeira é CEO da Synergy Engineering, enquanto o último é CEO da Pulsenics, sendo ambas empresas canadenses e da área de engenharia. “Um dos meus objetivos é estreitar ao máximo os laços com eles e, assim, tentar gerar, para docentes e alunos da UFU, oportunidades de trabalho que atendam as demandas dessas empresas. Além disso, pretendo vislumbrar possibilidades de submissão de projetos em conjunto, co-autorias de artigos, co-orientação de trabalhos acadêmicos e intercâmbio.”

Palavras-chave: Comitê internacional de mineração Feelt