Processos Seletivos

UFU aplica neste domingo as provas dos editais para preenchimento de vagas ociosas

Portões serão abertos às 9h15 e fechados às 10h. Confira principais informações para os candidatos às 3.378 vagas ofertadas para ingresso em cursos de graduação por transferências facultativas ou para portadores de diplomas

Publicado em 25/03/2023 às 11:24 - Atualizado em 22/08/2023 às 17:04

Edital para transferência facultativa oferece 2 mil vagas; já no voltado a portadores de diplomas de nível superior total é de 1.378 vagas. (Foto: Marco Cavalcanti)

Via original de documento de identificação oficial, com foto; Ficha do Candidato; caneta esferográfica (de tinta azul, com corpo transparente); água armazenada em recipiente transparente e sem rótulo; e lanches de rápido consumo, armazenados em recipientes com material transparente e sem rótulo. Esta é a relação de itens que os candidatos inscritos nos processos seletivos para preenchimento de vagas ociosas da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) devem levar para a realização das provas, na manhã deste domingo, 26 de março. Os portões serão abertos às 9h15 e fechados, pontualmente, às 10h, quando terão início os exames dos editais Dirps nº1/2023 (para transferência facultativa) e Dirps nº2/2023 (para portadores de diplomas).

Somados, os dois editais estão oferecendo um total de 3.378 vagas, distribuídas entre os campi da UFU nos municípios de Uberlândia, Ituiutaba, Monte Carmelo e Patos de Minas. Medicina é o curso que recebeu a maior quantidade de inscrições nos dois processos seletivos: são 535 candidatos concorrendo a uma vaga para portador de diploma e 783 concorrentes às cinco vagas destinadas às transferências facultativas.

Veja, abaixo, a distribuição de vagas por curso, campi, turno e modalidade de ingresso - utilize o campo "Pesquisar na tabela" para localizar o curso desejado:

Informações gerais

Os exames serão realizados das 10 às 12 horas. O processo seletivo prevê duas etapas: a primeira, com a realização de provas (objetivas e redação); e a segunda, com a análise da documentação.

As disciplinas e o conteúdo programático de cada prova serão vinculados às opções de cursos escolhidas; porém todas as provas objetivas terão um total de 15 questões. Já na prova de Redação serão apresentadas duas situações que servirão de motivação para o texto a ser produzido, cabendo a cada candidato optar por uma delas.

Gabarito e cronograma de divulgação dos resultados

Os gabaritos preliminares serão divulgados um dia após a aplicação das provas, em 27 de março, até as 11 horas.

O resultado preliminar, com a classificação das provas objetivas, será disponibilizado no dia 19 de abril. Já a relação final dos classificados nas provas será apresentada em 22 de maio. Os candidatos classificados deverão enviar a documentação de 22 a 26 de maio.

No dia 12 de junho, a UFU divulgará o resultado da análise da documentação. O ingresso dos candidatos aprovados será no primeiro ou segundo semestre letivo de 2023, conforme a escolha do curso.

Mais informações estão disponíveis nas respectivas páginas dos processos seletivos:

Vagas ociosas

As vagas ociosas são geradas a partir de desistências, transferências, desligamentos, abandonos, jubilamentos ou óbitos.

O ingresso por meio da modalidade portador de diploma de curso superior é facultado ao graduado em formação reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) ou em curso no exterior com o diploma validado no Brasil.

Já a transferência facultativa pode ser solicitada por candidato que esteja matriculado em curso superior e tenha concluído os componentes curriculares do primeiro ano do curso (ou dois semestres).

Palavras-chave: vagas ociosas processo seletivo Transferência Facultativa Portadores de Diploma

Conteúdo relacionado