Cafeicultores de Monte Carmelo participam de 'Dia de Campo' promovido pela UFU

Evento inédito reuniu 117 produtores rurais na área experimental do campus da Universidade Federal de Uberlândia

Publicado em 19/04/2023 às 12:28 - Atualizado em 22/08/2023 às 17:04

Registro aéreo da área experimental da UFU em Monte Carmelo, durante o evento. (Foto: Gustavo Moreira Ribeiro)

Na última quinta-feira, 13 de abril, o Campus Monte Carmelo da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) foi sede do “Dia de Campo: Tecnologias aplicadas à Cafeicultura”. Realizado na área experimental da universidade, o evento contou com a participação de 117 produtores rurais, além de instituições de assistência técnica, pesquisadores, técnicos e membros da comunidade acadêmica da UFU. A iniciativa do “Dia de Campo” partiu do Núcleo de Estudos em Cafeicultura do Cerrado (Necacer), coordenado por Gleice Aparecida de Assis e Luciano Cavalcante de Jesus França, ambos docentes do Instituto de Ciências Agrárias (Iciag/UFU).

Os principais objetivos foram divulgar as pesquisas realizadas pela UFU e realizar demonstrações práticas de aplicações na cultura do cafeeiro. "O 'Dia de Campo' faz parte das iniciativas da UFU aqui em Monte Carmelo para atender ao constante e crescente interesse de agricultores da região pela cafeicultura e corroborar o papel da instituição frente ao agronegócio de Minas Gerais. Ações executadas pela universidade, como a implantação de unidades de pesquisa, dias de campo, visitas técnicas, capacitação e formação de profissionais, contribuem para a estruturação de Polo Cafeeiro no município", enaltece França.

Com a participação de produtores rurais e técnicos, o encontro teve como palestrantes professores e pós-graduandos da instituição. "Durante o evento, foi possível observar no campo o desenvolvimento dos oito cultivares de café testados na área experimental. Autoridades da cafeicultura local presentes ressaltaram a importância da parceria entre a UFU e os produtores da região para o avanço do setor produtivo, sendo o 'Dia de Campo' e as ações até agora implementadas exemplos de atuação estratégica para o fortalecimento da agricultura na região", comenta Assis.

Ainda de acordo com os coordenadores do Núcleo de Estudos em Cafeicultura do Cerrado, a comissão organizadora do evento realizou um balanço positivo dos resultados obtidos nesta ação e "o cumprimento do papel da universidade frente à extensão e ao compromisso com a população de Monte Carmelo, Minas Gerais e o desenvolvimento de pesquisa de alto impacto para a agricultura e o meio ambiente".

Confira, abaixo, mais algumas imagens do “Dia de Campo: Tecnologias aplicadas à Cafeicultura”.

Produtores rurais acompanham explicações no estande sobre cultivares de café. (Foto: Luciano Cavalcante de Jesus França)

Irrigação de lavouras cafeeiras foi o tema abordado em outro estande. (Foto: Gustavo Moreira Ribeiro)

Passeio demonstrativo nas cultivares testadas pela UFU. (Foto: Gustavo Moreira Ribeiro)

Espaço demonstrativo do uso de mulching na implantação do cafeeiro. (Foto: Luciano Cavalcante de Jesus França)