#VemPraUFU

Campus Pontal apresenta seus 11 cursos no #VemPraUFU 2023

Evento recebeu mais de mil alunos das escolas de Ituiutaba

Publicado em 14/04/2023 às 08:31 - Atualizado em 22/08/2023 às 17:04

Alunos que visitaram todos os estandes ganharam um brinde da Pró-Reitoria de Graduação. (Fotos: Milton Santos)

Da Pedagogia à Química, o Campus Pontal da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) apresentou, na última segunda-feira (10), seus 11 cursos para os alunos das escolas de Ituiutaba, em mais uma edição do #VemPraUFU. Para além dos cursos, a universidade também expôs seus projetos de pesquisa e de extensão, auxílios, programas, entidades e toda a estrutura de laboratórios.

O #VemPraUFU é organizado pela Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) e tem o intuito de apresentar para a população, com foco nos alunos do Ensino Médio, tudo que a universidade pode oferecer. Neste ano, o evento já aconteceu no Campus Patos de Minas, no dia 4 de abril e em Uberlândia, no dia 13. A programação será encerrada em Monte Carmelo, em data ainda a ser definida.

Na cerimônia de abertura do Campus Pontal, estavam presentes o reitor da universidade, Valder Steffen Junior; o assessor do campus, Vitor Miyazaki; a pró-reitora de Graduação, Kárem Ribeiro; além dos diretores dos três institutos do campus e autoridades da Prefeitura de Ituiutaba.

Cerimônia de abertura contou com representantes da UFU e da Prefeitura de Ituiutaba

A UFU oferece na cidade os cursos de Administração, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Engenharia de Produção, Física, Geografia, História, Matemática, Pedagogia, Química e Serviço Social. “O 'Vem Pra UFU' é um evento fundamental aqui para o [Campus] Pontal, para divulgar a universidade junto ao município de Ituiutaba e toda a região. Nós temos aqui um desafio para divulgar quais os cursos oferecemos, quais as vagas disponíveis, sensibilizar a comunidade sobre a assistência estudantil; então, nesse sentido ele é fundamental”, explicou Miyazaki. Segundo ele, cerca de mil alunos passaram na instituição, ao longo do dia.

O outro lado da UFU

Mesmo já visitando o campus, diversos alunos comentaram que ainda não conheciam efetivamente todos os cursos e que a experiência do #VemPraUFU foi fundamental para a escolha de qual graduação cursar. “Eu já tinha vindo aqui outras vezes para fazer Enem e sempre gostei do campus, sempre me chamou atenção, mas nesse quesito de conhecer as profissões foi a primeira vez. Eu estava em dúvida entre outras faculdades. Quero fazer Biologia e, com essa vinda, já decidi que quero fazer aqui na UFU”, contou Giovanna Vitória, aluna do Terceiro Ano do Ensino Médio do Colégio GVC.

Outras entidades, como o PET, também se apresentaram no evento

A exposição em Ituiutaba serviu, também, para chamar a atenção daqueles que pretendem fazer graduação em cursos que ainda não estão disponíveis no Campus Pontal, como é o caso da Ana Luisa Andrade, também aluna do Terceiro Ano do Ensino Médio do Colégio GVC: “Eu achei incrível, gostei demais daqui e com certeza vou tentar UFU. A daqui de Ituiutaba não, mas a de Uberlândia, porque quero fazer Direito.”

Alguns graduandos também passaram pela primeira experiência no #VemPraUFU, mas do outro lado, contando como funcionam seus cursos. Fábio Rossetti, estudante do segundo período de Administração, foi um deles: “Minha primeira vez no 'Vem Pra UFU' e gostando bastante; a interação com os outros alunos, mostrar um pouquinho do nosso curso para eles, para trazer uma mostra, bem legal. Quando entrei na UFU foi de surpresa, não tinha participado de nenhum ainda e, se eu tivesse participado, com certeza entraria entendendo melhor sobre como funciona meu curso.”

O que não falta é laboratório!

Um grande destaque do Campus Pontal é a sua estrutura de 40 laboratórios de ensino. Pensando nisso, os professores e alunos do curso de Ciências Biológicas fizeram, dentro do evento, o #VemPraBio, para expor os equipamentos e laboratórios que a UFU oferece. Dentre os vários, estão os laboratórios de Ensino, Microscopia, Ecologia e Zoologia, Ciências Biomédicas, Botânica, Bioquímica e Genética e o de Anatomia e Fisiologia Humana.

“Aqui, nos nossos laboratórios do curso de Ciências Biológicas, nós preparamos atividades práticas que mostram o exercício do profissional biólogo. Então, expomos microscópios, animais empalhados, células e estruturas, peças anatômicas, além da exposição de banners no saguão onde direcionamos os alunos para cada laboratório”, explicou Sabrina Coelho Rodrigues, coordenadora do curso.

Ao todo, Campus Pontal conta com 40 laboratórios de ensino

Confira mais imagens do evento, pelas lentes do fotógrafo Milton Santos, nas galerias especiais: PARTE 1 e PARTE 2.