Pular para o conteúdo principal
Esporte

O esporte na UFU: um aliado à integração e a chance de descobrir o atleta interior

Equipes de Treinamento UFU/Praia Clube participarão da primeira grande competição do ano nesta semana

Publicado em 03/04/2023 às 17:39 - Atualizado em 22/08/2023 às 17:04

Durante esta semana, entre os dias 5 e 9 de abril, acontecerá na cidade de Uberaba mais uma edição dos Jogos Universitários Mineiro (JUMs). O evento contará com a disputa de 12 modalidades - atletismo, basquete, cheerleading, futsal, handebol, judô, karatê, natação, tênis de mesa e vôlei -, sendo que todas elas terão representantes da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). A delegação da nossa universidade conta com 157 estudantes-atletas da graduação e da pós que participam das Equipes de Treinamento UFU/Praia Clube e/ou das Associações Atléticas Acadêmicas (AAAs).

A prática esportiva na instituição é incentivada e amparada pela Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (Proae), por meio da Divisão de Esporte e Lazer Universitário (Diesu), e também graças a parcerias com as atléticas. Essas atividades, fomentadas por ambos, são uma forma de a universidade contribuir com a qualidade da saúde física dos estudantes, além de incentivar a integração e inserção deles no meio universitário. Para isso, os graduandos e pós-graduandos podem procurar participar dos treinos das Equipes de Treinamento UFU/Praia Clube ou das atividades ofertadas pelas AAAs dos seus cursos.

Importante ressaltar que, para participar destas práticas esportivas, não é necessário que o estudante já tenha um histórico de treinos ou competições com a modalidade desejada antes de entrar na faculdade. Você também pode se inserir no esporte, em nível competitivo universitário, a partir do momento que ingressa na UFU. Basta participar das atividades. Estudante de Jornalismo, Ana Carolina da Silva é um exemplo disto.

Convocada para defender o time de basquete feminino no JUMs, a Carol, que também treina com os times de vôlei e basquete da AAA Humanas, atlética do seu curso, pratica vôlei desde os 12 anos de idade, mas nunca teve contato com o basquete antes de ingressar na universidade. Mesmo assim, treina e compete na modalidade pela sua atlética e, agora, também pela UFU. “Eu comecei a treinar basquete com o time da Humanas depois que a Bia [colega de curso] me levou em um treino e as meninas me acolheram muito bem. Depois de um tempo, eu participei da seletiva dos times da UFU e comecei a treinar [com a Equipe UFU/Praia Clube]”, afirma a estudante.

Carol posa para as fotos do 'Media Day' da Atlética Humanas, organizado com os atletas que vão representar a UFU no JUMs. (Foto: Ítana Santos)

A futura jornalista também conta que foi convocada de última hora para participar da competição estadual. Por conta da lesão de uma das atletas que estava na lista de viagem, a Carol foi chamada para substituir a colega e prontamente aceitou o convite. “Uma das atletas que tinha sido convocada acabou fraturando o braço e aí, o Edi, que é o técnico, me mandou mensagem perguntando se eu queria ir, porque tinha aberto essa vaga, e eu topei”, completa a estudante.

 

Treinos da UFU e Atléticas

A UFU tem equipes de treinamento em cinco modalidades, tanto na categoria feminina quanto na masculina, projeto desenvolvido em parceria com o Praia Clube. Os estudantes que se interessarem pelos treinamentos de basquete, futebol, futsal, handebol e vôlei podem procurar a Diesu e, principalmente, ficar de olho nas seletivas. Neste semestre, os treinos, que acontecem no Campus Educação Física, são nos seguintes horários:

 

  • Basquete

Os treinos acontecem no ginásio 6 (G6), nos seguintes dias e horários:Terças e quintas-feiras - feminino, das 19h às 20h30; masculino, das 21h30 às 23h;Sábados - feminino, das 9h às 10h30; masculino, das 10h30 às 12h.

 

  • Futebol

Os treinos acontecem no campo, nos seguintes dias e horários:Terças-feiras - feminino, das 19h30 às 21h; masculino, das 21h às 22h30;Quartas-feiras - feminino, das 19h às 20h30; masculino, das 20h30 às 22h;

Sábados - das 14h às 17h.

 

  • Futsal

Os treinos acontecem no ginásio 1 (G1), nos seguintes dias e horários:Terças e quintas-feiras - feminino, das 19h às 20h30; masculino, das 20h30 às 22h;Sábados - feminino, das 9h às 10h30; masculino, das 10h30 às 12h.

 

  • Handebol

Os treinos acontecem no ginásio 2 (G2), nos seguintes dias e horários:Terças e quintas-feiras - feminino, das 19h às 21h; masculino, das 21h às 23h;Sábados - feminino, das 9h às 11h; masculino, das 11h às 13h.

 

  • Vôlei

Os treinos acontecem no ginásio 5 (G5), nos seguintes dias e horários:Terças e quintas-feiras - feminino, das 19h às 20h30; masculino, das 20h30 às 22h;Sábados - feminino, das 9h às 10h30; masculino, das 10h30 às 12h.

 

Todos os treinos são abertos ao público. E, além destas modalidades destacadas, outras também são ofertadas e não dependem de seletivas para participar. É o caso dos times de frisbee, judô e rugby da UFU. Confira os horários e locais de treinamento:

 

  • Frisbee

Os treinos acontecem no campo principal e/ou no gramado da Reitoria, nos seguintes dias e horários:Quintas-feiras, das 19h às 20h30;Sábados, das 9h às 11h.

 

  • Judô

Os treinos acontecem no centro de lutas da UFU, no Bloco 1W do Campus Santa Mônica, prédio onde ficava o antigo Restaurante Universitário (R.U.), nos seguintes dias e horários:Terças e quintas-feiras, das 19h às 21h.

 

  • Rugby (masculino)

Os treinos acontecem no campo principal e/ou society do Campus Educação Física, nos seguintes dias e horários:Segundas-feiras, das 20h30 às 22h;Quintas-feiras, das 19h às 20h30;Sábados, das 14h às 16h.

 

Outra opção para a prática esportiva é participar dos treinos das equipes das atléticas. Para isso, é necessário entrar em contato com a atlética a qual seu curso pertence e se informar sobre os dias e horários de cada modalidade. Segue, abaixo, a relação de todas as AAAs da UFU, de acordo com cada cidade, e os cursos que as integram:

 

  • Ituiutaba

AAA Biologia Pontal: atlética do curso de Biologia;

AAA Engenharias Pontal: atlética do curso de Engenharia de Produção;

AAA Exumadas: atlética dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Física, Geografia, História, Matemática, Pedagogia, Química e Serviço Social.

 

  • Monte Carmelo

AAA Moca: atlética dos cursos de Agronomia, Engenharia de Agrimensura e Cartográfica, Engenharia Florestal, Geologia e Sistemas de Informação.

 

  • Patos de Minas

AAA Engenharias e Biotecnologia: atlética dos cursos de Biotecnologia, Engenharia de Alimentos e Engenharia Eletrônica e Telecomunicações.

 

  • Uberlândia

AAA Agrárias: atlética dos cursos de Agronomia, Medicina Veterinária e Zootecnia;

AAA Aplicada: atlética dos cursos de Enfermagem e Nutrição;

AAA das Artes: atlética dos cursos de Arquitetura, Artes Visuais, Dança, Design, Música e Teatro;

AAA Biológicas: atlética dos cursos de Biomedicina, Biotecnologia e Ciências Biológicas;

AAA Computação: atlética dos cursos de Ciências da Computação e Sistemas de Informação;

AAA do Direito: atlética do curso de Direito;

AAA Educação Física: atlética do curso de Educação Física;

AAA Engenharias de Uberlândia: atlética dos cursos de Engenharia Aeronáutica, Engenharia Ambiental, Engenharia Biomédica, Engenharia Civil, Engenharia da Computação, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia Elétrica, Engenharia Eletrônica, Engenharia Mecânica, Engenharia Mecatrônica, Engenharia Química e Engenharia de Telecomunicações;

AAA Exatas: atlética dos cursos de Estatística, Física, Física de Materiais, Física Médica, Matemática, Química e Química Industrial;

AAA Fisioterapia: atlética do curso de Fisioterapia;

AAA Humanas: atlética dos cursos de Ciências Sociais, Fisioterapia, Geografia, História, Jornalismo, Letras, Letras Português com Domínio em Libras (LDPL), Pedagogia, Saúde Coletiva e Tradução;

AAA Marcel Resende Davi: atlética do curso de Medicina;

AAA Márcio Teixeira: atlética do curso de Odontologia;

AAA Monetária: atlética dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Economia, Gestão da Informação e Relações Internacionais;

AAA Psicologia: atlética do curso de Psicologia.

 

Centros Universitários Esportivos

Outra opção para quem deseja praticar algum esporte, mas não quer se vincular a alguma equipe de treinamento ou às atléticas, é reunir os colegas do curso ou da faculdade para jogarem um “racha”. Todos os ginásios do Campus Educação Física e os Centros Universitários Esportivos (CEUs) dos outros campi da UFU têm horários disponíveis para reservas.

Quem desejar reservar um horário para uso dos espaços deve entrar em contato com a Diesu (34 3218-2959) e solicitar a reserva, de acordo com as opções de disponibilidade disponíveis no site. As academias universitárias também podem ser usadas pela comunidade universitária. Porém, o projeto está em pausa por falta de monitores. Vale lembrar também que o CEU do Santa Mônica está passando por reformas e só poderá atender ao público a partir de setembro.

 

 

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.

 

A série "ESPECIALUFU45" reúne textos escritos por membros da equipe da Diretoria de Comunicação Social (Dirco), mas também está aberta à contribuição de outros integrantes da comunidade acadêmica da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). As sugestões de temas a serem abordados, bem como o envio de materiais para avaliação e, em caso de aprovação, posterior publicação, podem ser realizados por meio do formulário eletrônico disponível em: www.comunica.ufu.br/divulgacao.

 

>>> Leia também:

Palavras-chave: #especialUFU45 Esporte Diesu JUMs atléticas Proae

A11y