Reconhecimento

Coordenadora do Centro de Memória da Cultura Negra Graça do Aché recebe a Comenda 'Mestre Moreno'

Homenagem foi entregue em solenidade realizada na cidade de Araguari

Publicado em 17/05/2023 às 11:59 - Atualizado em 22/08/2023 às 17:04

Professora Ivete Almeida e Atan Gonçalves (Professor Sardinha), presidente do Conselho da Capoeira do Triângulo Mineiro e Região (Concatrir). (Foto: Arquivo pessoal)

A coordenadora do Centro de Memória da Cultura Negra Graça do Aché, professora Ivete Almeida, recebeu na última sexta-feira (12/5), na cidade de Araguari, a Comenda "Mestre Moreno". A homenagem é concedida às personalidades que se destacaram no apoio à cultura afro-brasileira e à capoeira na região.

A solenidade de entrega da comenda fez parte das atividades desenvolvidas durante a Semana Municipal de Luta contra a Discriminação Racial, realizada naquele município, dos dias 9 a 13 de maio. A condecoração, criada em 2017, já foi concedida a 41 personalidades.

“Receber a Comenda Mestre Moreno foi, para mim, uma grande honra, pois representa o reconhecimento de um trabalho que é, acima de tudo, coletivo. É o reconhecimento do trabalho de toda a equipe do Graça do Aché, dos membros e membras do Grupo de Pesquisa Estudos Negros, dos membros e membras do Neab [Núcleo de Estudos Afro-brasileiros da Universidade Federal de Uberlândia], espaços nos quais atuo, que me fortalecem e que, a partir de agora, tenho o compromisso e a responsabilidade de representar, mais do que nunca, à altura”, comemorou a professora homenageada.

Além da Prefeitura de Araguari, fizeram parte da organização da homenagem a Superintendência Municipal de Promoção de Igualdade Racial (Supi), o Conselho Municipal de Promoção de Igualdade Racial (Compir), a Central Única de Favelas (Cufa), a Paróquia do Rosário, a Associação de Congados de Araguari e a Fundação Araguarina de Educação e Cultura (Faec).

O Centro de Memória da Cultura Negra Graça do Aché é um equipamento cultural da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), promotor de ações que visam ao fortalecimento da cultura negra na região, além de contribuir com o processo de conscientização da responsabilidade social, do respeito às diferenças étnico-raciais e na promoção da cultura e história afro-brasileira.

Palavras-chave: Graça do Aché comenda Mestre Moreno