Monte Carmelo

‘Terremotos geram tsunamis?’ Canal Geologia UFU apresenta mais um vídeo didático sobre geociências

Professores e discentes produzem conteúdos que despertam e estimulam o interesse em Ciências da Terra

Publicado em 15/05/2023 às 19:54 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:38

Imagem: Reprodução

Já parou para pensar se “terremotos geram tsunamis?". A resposta dessa pergunta você confere no vídeo didático que foi divulgado recentemente no canal Geologia UFU. A produção está disponível no YouTube e faz parte do projeto de extensão "Produção de Vídeos Didáticos em Geociências", subprojeto "Pergunta de Pedra".

Desenvolvido por professores e alunos do curso de Geologia, localizado no Instituto de Geografia da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), em Monte Carmelo, está no ar o quinto vídeo publicado no canal, cuja intenção é despertar e estimular o interesse em temas diversos das Geociências, de modo didático e bem humorado. Nesse último vídeo, a mascote do Geologia UFU ajuda a explicar, de forma simplificada, quais são as causas e os efeitos dos terremotos e dos tsunamis.

O projeto conta com a participação ativa da comunidade externa e de estudantes de graduação que estão inseridos no novo projeto pedagógico do curso de Geologia, já com as atividades extensionistas curriculares.

O professor Felix Nannini, coordenador do projeto, conta que o intuito é divulgar conceitos introdutórios das Geociências para o público geral, com o recurso de utilizar uma pergunta norteadora sobre geologia. Além da realização de vídeos curtos e didáticos, o projeto já promoveu lives com palestrantes da área que explicam conceitos de geologia de forma simplificada para a comunidade externa.

Também no canal Geologia UFU é possível acessar os vídeos da série "Segmentando Conhecimentos Geológicos na Quarentena", coordenados pelo professor Luciano Alessandretti, do curso de Geologia. Os vídeos consistem em uma sequência de palestras sobre temas diversos da Geologia destinada a estudantes do curso de graduação da área e entusiastas sobre temas ligados à dinâmica interna e externa do planeta. Recentemente, o "Pergunta de Pedra" retomou as atividades no Instagram com a proposta de alcançar novos públicos e divulgar os próximos vídeos que serão veiculados no YouTube.

Palavras-chave: Terremotos Tsunami Geologia UFU. Campus Monte Carmelo