Pular para o conteúdo principal
Internet

Uberlândia recebe a 13ª Edição do Fórum da Internet no Brasil, com apoio da UFU

Evento discute proteção de dados, inteligência artificial, direitos humanos e temas relacionados à tecnologia, de 30 de maio a 2 de junho

Publicado em 19/05/2023 às 11:13 - Atualizado em 22/08/2023 às 17:10

 

Uberlândia será palco da 13ª edição do Fórum da Internet no Brasil (FIB13). Promovido pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), o evento tem apoio da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e acontece de 30 de maio a 2 de junho, no Center Convention. 

O fórum, considerado o principal evento sobre Internet do país, conta com a participação dos principais atores da governança da internet no país, abrangendo os setores governamental, empresarial, terceiro setor, acadêmico e tecnológico.

Para garantir que todos possam acompanhar as discussões, o FIB13 será realizado tanto presencialmente quanto on-line, com a transmissão ao vivo sendo feita pelo canal oficial do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto br (NIC.br) no YouTube.

 

Programação e Inscrições

As inscrições estão abertas e podem ser realizadas por meio do portal de cursos e eventos do NIC.br. O participante pode escolher se deseja acompanhar o evento de forma presencial ou remotamente. O cadastro é gratuito.

Temas relacionados à internet, incluindo inteligência artificial, segurança de dados pessoais, regulação e governança de plataformas digitais, neutralidade da rede e desinformação estarão em pauta no FIB13. Confira a programação completa

 

Participação da UFU

A realização do FIB13 em Uberlândia acontece a partir de iniciativa da UFU, por meio do Laboratório de Direitos Humanos (LabDH), um grupo de pesquisa da Faculdade de Direito (Fadir).

O professor Rodrigo Vitorino Souza Alves, coordenador local do evento, enfatiza a importância para a cidade em sediar o FIB13: “Será uma oportunidade única para que atores locais, incluindo governo, terceiro setor, empresas e comunidade científica e tecnológica, incluindo a UFU, possam participar de maneira ampla dos debates sobre os rumos da internet no Brasil.” 

Já Tanara Lauschner, coordenadora do Grupo de Trabalho do FIB13, destaca o pioneirismo de Uberlândia.“Este é o primeiro FIB em Minas Gerais e a primeira vez em que o evento vai acontecer fora de uma capital. Buscamos, com isso, seguir ampliando o diálogo sobre como promover uma internet mais segura, justa e inclusiva no país, levando essas discussões a todos os cantos do nosso Brasil”, declara. 

Para mais informações sobre o FIB13, acesse a página oficial do evento.

 

 

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.

Palavras-chave: Internet Fadir FIB

A11y