Cesta Básica de Alimentos fecha o mês de maio em queda na cidade de Uberlândia

Levantamento do Cepes/UFU aponta ligeira redução no índice: -0,03%

Publicado em 23/06/2023 às 13:37 - Atualizado em 22/08/2023 às 17:04

Banana foi um dos alimentos que baratearam no último mês. (Foto: Pixabay)

Foram divulgados pelo Centro de Estudo, Pesquisas e Projetos Econômico-Sociais da Universidade Federal de Uberlândia (Cepes/UFU), vinculado ao Instituto de Economia e Relações Internacionais (Ieri/UFU), na última quinta-feira (22/6), os boletins do Índice de Preços ao Consumidor (IPC) e da Cesta Básica de Alimentos (CBA) de Uberlândia (MG), referentes ao mês de maio de 2023.

De acordo com os levantamentos, a variação do IPC de maio neste ano foi de - 0,20%, apresentando uma queda em relação ao mês anterior, quando fechou em 0,45%. Houve queda nos preços de cinco grupos em comparação ao mês de abril de 2023. Foram eles: "Alimentação e bebidas" (-0,56% e impacto de -0,14 ponto percentual); "Habitação" (-0,47% e impacto de -0,07 p.p.); "Transportes" (-0,30 e impacto de -0,06 p.p.) "Despesas pessoais" (-1,16% e impacto de -0,09 p.p.); e "Educação" (-0,70% e impacto de -0,03 p.p.).

A sondagem aponta também que a variação acumulada em 12 meses do IPC foi de 1,91%, enquanto a variação acumulada de 2023 é de 2,23%.

O boletim do IPC-Cepes é divulgado mensalmente pelo centro, por meio do Observatório de Preços, e tem como objetivo acompanhar a alteração dos preços de conjuntos de bens e serviços consumidos pela população de Uberlândia.

Cesta Básica de Alimentos

Em maio, o gasto mensal da Cesta Básica de Alimentos (CBA) no maior município do interior de Minas Gerais foi de R$ 664,33, valor inferior ao do mês anterior, R$ 664,84, resultando uma baixa de 0,03%. No ano de 2023, a CBA marcou uma variação acumulada de - 3,43%, enquanto nos últimos 12 meses ela acumulou uma alta de 1,89%.

Segundo o boletim, dos 13 alimentos que compõem a CBA, os que apresentaram maiores variações negativas foram a banana (-9,37%), a batata (-6,02%) e o óleo (-4,37%). Em contrapartida, o tomate (11,68%) e o açúcar (3,52%) foram os dois que registraram altas mais consideráveis nos preços.

Salário Mínimo Necessário

De acordo com a Constituição Federal, o salário mínimo deve ser capaz de suprir as necessidades vitais básicas do trabalhador e de sua família, como moradia, alimentação, educação e saúde, entre outros. Após o seu último reajuste, o salário mínimo é de R$ 1.320,00

Entretanto, o levantamento aponta que, para a manutenção de uma família constituída por dois adultos e duas crianças no mês de maio em Uberlândia, o salário mínimo necessário seria R$ 5.583,55.

Vale ressaltar que, conforme o boletim da CBA, o valor mensal da cesta básica ultrapassa mais de 50% do valor do salário mínimo. Isso porque, no último mês,  houve a redução do gasto da cesta e o aumento do salário mínimo, fazendo com que a relação entre cesta/salário ficasse em 50,35% no mês de maio.

>>> Acesse os boletins:

Palavras-chave: CBA-Cepes IPC-CEPES Economia Cepes; IERI