IPC-Cepes aponta inflação de 0,51% para Uberlândia em novembro

Variação acumulada do ano alcança 3,46%; destaque para acréscimo de valores em transportes e alimentação

Publicado em 13/12/2023 às 11:23 - Atualizado em 19/12/2023 às 09:45

Preços das passagens aéreas tiveram impacto na inflação de novembro. (Imagem: Canva)

Uberlândia teve inflação de 0,51% no mês de novembro de 2023. A informação é do Centro de Estudos, Pesquisas e Projetos Econômico-sociais da Universidade Federal de Uberlândia (Cepes/UFU) com a apresentação do Índice de Preços ao Consumidor de Uberlândia (IPC).

Inflação mensal e acumulada

O IPC-Cepes divulgado sobre o mês passado indicou uma inflação de 0,51%, mostrando um leve aumento em relação aos 0,38% de outubro. Olhando para o ano de 2023, como um todo, a variação acumulada do ´índice alcançou 3,46%.

Entre os nove grupos de produtos e serviços analisados, cinco apresentaram alta em novembro. O grupo “Transportes” registrou a maior variação, com 1,07%, impulsionado principalmente pelo aumento de 37,71% no subitem “Passagem aérea”. Já o grupo “Alimentação e bebidas” teve uma variação de 0,62%, com destaque para o aumento nos preços das “Carnes” (3,25%) e “Frutas” (5,41%).

Cesta Básica e Salário Mínimo Necessário

O Boletim da Cesta Básica de Alimentos de Uberlândia apontou um gasto mensal de R$ 624,49 em novembro, representando uma elevação de 0,87% em comparação ao mês anterior. No entanto, ao longo do ano, o valor da cesta básica apresenta queda de 9,29%.

Um indivíduo ganhando salário mínimo, fixado em R$ 1.320,00, precisaria dedicar 104 horas e 05 minutos de trabalho para adquirir os produtos da cesta básica de alimentos.

Para cobrir as despesas de uma família composta por dois adultos e duas crianças em Uberlândia, calcula-se que o salário mínimo necessário é de R$ 5.246,32. Ou seja, o salário mínimo oficial equivale a somente 25,16% dessa quantia.

Palavras-chave: IPC-CEPES Inflação em Uberlândia Economia