Uberlândia registra inflação de 0,87% em janeiro, aponta Cepes/UFU

Boletim com o Índice de Preços ao Consumidor foi publicado nesta quinta, 15/2

Publicado em 15/02/2024 às 11:31 - Atualizado em 19/02/2024 às 08:56

Despesas com educação contribuíram para aumentar o índice de inflação em Uberlândia. (Imagem: Canva)

No primeiro mês de 2024, Uberlândia registrou inflação de 0,87%. O resultado foi apresentado pelo Centro de Estudos, Pesquisas e Projetos Econômico-Sociais da Universidade Federal de Uberlândia (Cepes/UFU) nesta quinta-feira, 15 de fevereiro. O valor mostra um leve aumento se comparado à taxa de 0,68% observada no mês anterior, em dezembro de 2023. Analisando o acumulado dos últimos 12 meses, o Índice de Preços ao Consumidor (IPC) alcançou 4,09%.

Três grupos tiveram aumentos significativos e contribuíram para a elevação de preços. Alimentação, com um aumento de 1,61%; Transportes (0,94%); e Educação (4,27%) foram os que mais “puxaram” o índice de inflação em Uberlândia. Consulte o boletim completo do IPC Cepes - Janeiro de 2024.

Metodologia e cálculo do IPC-Cepes

Para entender como o IPC-Cepes é calculado, é importante saber que ele é baseado em nove diferentes grupos de produtos e serviços, cada um com um peso específico na composição do índice.

Estes grupos incluem categorias como Alimentação e Bebidas, Habitação, Artigos de Residência, Vestuário, Transportes, Saúde e Cuidados Pessoais, Despesas Pessoais, Educação e Comunicação.

A análise é voltada para famílias com renda de 1 a 5 salários mínimos.

História e processo de monitoramento de reços

O IPC-Cepes é publicado mensalmente e é um trabalho do Observatório de Preços do Cepes. Este índice acompanha a variação de preços de bens e serviços em Uberlândia, comparando os valores coletados em um período de 30 dias.

A metodologia adotada segue os padrões do Sistema Nacional de Índices de Preços ao Consumidor (SNIPC) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O IPC-Cepes abrange 228 subitens de uma cesta de consumo, coletados de mais de 500 fontes em Uberlândia, O índice está em vigor desde 1979.

Cesta Básica de Alimentos em Uberlândia

Em janeiro de 2024, o custo da Cesta Básica de Alimentos (CBA) em Uberlândia foi de R$ 692,43, representando um aumento de 3,81% em relação ao mês anterior.

Dentre os itens que mais contribuíram para este aumento, destacam-se a batata, com um incremento de 35,67%, a banana, com 11,97%, e o feijão, com 10,33%. Acesse o Boletim CBA para consultar a análise completa.

Palavras-chave: IPC-CEPES Inflação em Uberlândia