Economia

Índice de Preços ao Consumidor e Boletim da Cesta Básica do mês de setembro são divulgados pelo Cepes

Gasto com a cesta básica tem queda em relação a agosto, enquanto índice de preços registra inflação

Publicado em 16/10/2023 às 11:07 - Atualizado em 18/10/2023 às 16:46

Despesas com produtos da cesta básica diminuíram no mês passado. (Imagem: FreePik)

O Centro de Estudos, Pesquisas e Projetos Econômico-sociais da Universidade Federal de Uberlândia (Cepes/UFU) divulgou, na manhã desta segunda-feira (16), o Índice de Preços ao Consumidor de Uberlândia (IPC-Cepes) e também o Boletim da Cesta Básica de Alimentos na cidade, referentes ao mês de setembro de 2023.

No mês, o IPC registrou variação de 0,17%, número superior ao que foi registrado ao registrado em agosto (-0,23%). A variação acumulada no ano chega a 2,53%, enquanto a oscilação em 12 meses está em 3,19%. Em comparação ao mês passado da pesquisa, foi apontado que cinco grupos apresentaram alta nos preços, sendo eles: Transportes, Habitação, Comunicação, Despesas Pessoais e Vestuário. O primeiro grupo teve variação de 0,85% e um impacto de 0,16 p.p. (pontos percentuais), com o item “Combustíveis (veículos)” apresentando variação de 1,67%.

Por outro lado, os outros quatro grupos que obtiveram recuo nos preços foram: Alimentação e Bebidas, Educação, Artigos de Residência, Saúde e Cuidados Pessoais. O destaque das reduções ficou por conta de Alimentação e Bebidas, que, pelo quinto mês seguido, registrou baixa. O impacto de -0,67% ocorreu, principalmente, devido ao ítem “Aves e Ovos”, que barateou 4,35%.

Imagem da tabela com os registros da variação mensal do IPC-Cepes em setembro de 2023
Variação mensal, pesos e impactos dos grupos que compõem o IPC-Cepes. (Fonte: Cepes, Pesquisa Mensal de Preços, 2022-2023; elaboração Cepes/IERI/UFU)

Boletim da Cesta Básica de Alimentos de Uberlândia

No mesmo dia também foi divulgado pelo Cepes o Boletim da Cesta Básica de Alimentos da cidade, calculado desde 1983. O gasto com a CBA no mês de setembro foi de R$ 609,11, um valor 0,60% inferior ao constatado em agosto, que era de R$ 612,77. A variação acumulada no ano foi de -11,52% enquanto nos últimos 12 meses marcou -2,72%.

Dos produtos que compõem a cesta básica, onze apresentaram redução em seu valor, com destaques, respectivamente, para a batata (-10,49%), o feijão (-8,38%) e a banana (-7,11%). Já o aumento foi marcado apenas por dois produtos: tomate (15,87%) e arroz (4,91%). O relatório também trouxe o impacto de cada produto no preço final da cesta, mostrando que a carne teve maior participação no valor, com 34,44%.

Gráfico do preços (R$) e participações relativas (%) dos produtos
Cesta Básica de Alimentos de Uberlândia: preços (R$) e participações relativas (%) dos produtos. (Fonte: Cepes, Pesquisa Mensal de Preços, 2022-2023; elaboração Cepes/IERI/UFU)

Diretamente ligado ao preço da cesta básica, está o valor do salário mínimo oficial do Brasil. No mês abordado na pesquisa, foi registrado que o custo da cesta caiu para 46,14% do salário mínimo, menor valor dos últimos 12 meses. J´á sobre o tempo médio de trabalho para se adquirir a cesta básica, é possível perceber que no mês analisado o tempo de trabalho necessário para aquisição da cesta por um indivíduo que ganha um salário mínimo foi de 101 horas e  31 minutos.

Palavras-chave: IPC-CEPES Cesta Básica de Alimentos de Uberlândia