Divulgação científica

UFU e IFTM iniciam preparativos para 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Comissão incentiva a realização e a submissão em editais e unifica a divulgação dos eventos

Publicado em 01/06/2023 às 17:00 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:38

Eventos do Museu Dica fazem parte da história da SNCT, em Uberlândia e região. (Foto: Marco Cavalcanti)

A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) constituiu, por meio da Portaria 2812, de 25 de maio, a Comissão Organizadora da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) de 2023. O objetivo da comissão, formada por servidores da UFU e do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM), é incentivar a realização e a submissão em editais das atividades que acontecerão em Uberlândia e região, além de unificar a divulgação dos eventos.

Os integrantes da UFU são Adevailton Bernardo dos Santos (Ciência Viva), Daniel Costa Ramos (Campus Patos de Minas), Diélen Borges (Diretoria de Comunicação Social - Dirco), Helton Luiz de Oliveira (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação - Propp), Marlei José de Souza Dias (Pró-Reitoria de Extensão e Cultura - Proexc), Renata Rodrigues Daher Paulo (Pró-Reitoria de Graduação - Prograd), Rosana Maria Nascimento de Assunção (Campus Ituiutaba), Silvia Martins dos Santos (Museu Dica) e Sorandra Correa de Lima (Campus Monte Carmelo).

Também integram a comissão os seguintes servidores do IFTM: André Mangetti Grub (Campus Patos de Minas), Leonardo Silva Costa (Campus Ituiutaba), Pedro Paulo Ferreira (Campus Uberlândia) e Sâmia Abadia Dantas (Campus Uberlândia Centro).

A comissão convida os docentes e os técnicos que desenvolvem atividades de ciência e tecnologia em Uberlândia e região a fazerem parte da SNCT e entrarem em contato com a comissão para informar as suas atividades, para compor a programação geral a ser divulgada nos canais de comunicação oficiais da UFU e do IFTM. Podem compor a semana os eventos que acontecem de agosto a novembro de 2023. O contato com a comissão pode ser feito pelo e-mail da Divisão de Divulgação Científica da Dirco: comunicaciencia@dirco.ufu.br

Entre os eventos que já fazem parte da história da SNCT de Uberlândia e região estão o Seminário de Pesquisa da Propp/UFU; a Feira Ciência Viva e o Brincando e Aprendendo, do Museu Diversão com Ciência e Arte (Dica/UFU); a Semana Multidisciplinar do IFTM, entre outras ações.

Os integrantes da comissão Marlei Dias (Proexc), Daízi Alves (Museu Dica), Helton Oliveira (Propp), Daniel Costa Ramos (Campus Patos de Minas) e Diélen Borges (Dirco), em reunião nesta quarta-feira (31/5). (Foto: Reprodução do Microsoft Teams)

A SNCT

A SNCT foi instituída pelo Decreto Presidencial de 9 de junho de 2004 e é realizada anualmente, em todo o Brasil, durante o mês de outubro, sob coordenação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). A finalidade é mobilizar a população em torno de temas e atividades de ciência e tecnologia.

O tema da 20ª edição, “Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável”, foi anunciado, em abril, pela ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos. A escolha, segundo o MCTI, “faz alusão ao Ano Internacional das Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável e reconhece a importância das ciências básicas para atingir pelo menos sete dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas (ONU)”.

Mais informações estão disponíveis em: semanact.mcti.gov.br.

Editais de financiamento

O MCTI e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) publicaram, no dia 25/5, a Chamada CNPq/MCTI nº 1/2023, que vai apoiar eventos de popularização da ciência durante a 20ª SNCT. O valor da chamada é de R$ 15 milhões, dividido em três linhas de apoio: até R$ 150 mil para projetos de âmbito estadual ou distrital, R$ 50 mil para intermunicipais e R$ 20 mil para municipais. As propostas devem ser submetidas até 10 de julho.

Outro edital aberto é o do Programa de Apoio a Eventos no País para a Educação Básica (PAEP-EB), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que concede apoio financeiro a eventos de curta duração e caráter acadêmico, científico, tecnológico ou de extensão universitária. O valor total do edital é de R$ 1 milhão e as propostas precisam ser enviadas até 14 de julho.

Na UFU, estão abertas as inscrições do Programa Institucional de Apoio a Eventos de Extensão (Piaev), da Proexc. São disponibilizados R$ 200 mil para auxílio na promoção e realização de atividades extensionistas na universidade. Os interessados podem requerer até R$ 6,5 mil para cada proposta apresentada. As inscrições vão até 12 de junho.

Palavras-chave: SNCT Divulgação Científica Rede de Divulgadores da Ciência da UFU