Inflação

Índice de Preços ao Consumidor de Uberlândia tem variação negativa pelo segundo mês consecutivo

Resultado no mês de junho foi de -0,09%; queda nos preços de Alimentos e Transportes são destaques

Publicado em 14/07/2023 às 12:52 - Atualizado em 22/08/2023 às 17:04

O Centro de Pesquisas Econômicas e Sociais da Universidade Federal de Uberlândia (Cepes/UFU) divulgou nesta quinta-feira, 13 de junho, os resultados do Índice de Preços ao Consumidor de Uberlândia (IPC), revelando o panorama da inflação na maior cidade do interior de Minas Gerais. Osdados referentes ao mês de junho de 2023 mostram uma ligeira queda no índice, com uma variação de -0,09%.

Em relação aos números de maio (-0,20%), a inflação de junho registrou um aumento de 0,11%. No acumulado do ano, a variação do IPC-Cepes chega a 2,13%. Confira, no gráfico abaixo, a variação mensal do índice.

Setores que impactaram a inflação em junho

Dentre os grupos que compõem o IPC-Cepes, o de alimentação e bebidas apresentou uma variação negativa de 1,42%, sendo responsável por um impacto de -0,36% na inflação do mês. Os transportes, por sua vez, tiveram uma variação de -0,59% e um impacto de -0,11%.

Por outro lado, o grupo habitação registrou uma variação positiva de 2,95%, impactando a inflação com 0,46%. Veja, abaixo, o resultado de todos os grupos que compõem o IPC-Cepes.

Queda no custo da Cesta Básica de Alimentos

Além do Índice de Preços ao Consumidor, o Cepes/UFU também divulgou o Boletim da Cesta Básica de Alimentos de Uberlândia. No mês de junho de 2023, o custo dessa cesta foi de R$ 646,22, representando uma redução de 2,77% em relação ao valor verificado em maio (R$ 664,63). No acumulado do primeiro semestre de 2023, o custo da cesta básica teve uma queda de 6,13%.

Dois produtos em destaque que contribuíram para a redução do gasto mensal com a Cesta Básica em junho foram o óleo de soja e o feijão, que apresentaram variações de -12% cada.

Palavras-chave: CEPES inflação IPC/Cepes