Pular para o conteúdo principal
Processo Seletivo

Vestibular UFU 2023/2 tem início com provas em sete cidades

Com presença de mais de 20.200 candidatos, índice de abstenção da primeira fase foi de 12%; divulgação dos gabaritos preliminares ocorre já nesta segunda-feira (3/7), até as 11h; classificados para a etapa final serão conhecidos no próximo dia 21

Publicado em 02/07/2023 às 17:21 - Atualizado em 22/08/2023 às 17:04

Segunda fase do vestibular terá provas no dia 6 de agosto. (Fotos: Marco Cavalcanti)

As mineiras Uberlândia, Ituiutaba, Monte Carmelo, Patos de Minas e Belo Horizonte, juntamente com Goiânia (GO) e Ribeirão Preto (SP), foram as cidades mobilizadas neste domingo (2/7) para a aplicação das provas da primeira fase de mais um vestibular da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Dentre os 23.015 estudantes que estavam aptos para realizar os exames, mais de 20.200 marcaram presença – o que representa um índice abstenção de aproximadamente 12%. Para acomodar esta verdadeira multidão, a Diretoria de Processos Seletivos (Dirps/UFU) preparou 541 salas, distribuídas por 32 prédios nos sete municípios citados no início desta reportagem.

Uma das novidades desta edição do processo seletivo está sendo a oferta de 13 vagas adicionais – voltadas a candidatos em situação de refúgio, asilos políticos, apátridas, acolhidas humanitárias ou sob outras políticas humanitárias no Brasil. “O Conselho Universitário da UFU deixou a critério das unidades acadêmicas a possibilidade de oferta de vagas especiais para este público em seus cursos. Com isso, conseguimos ofertar estas 13 vagas agora, no vestibular. No Sisu, que é o método de seleção que utiliza as notas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e adotamos para ingresso no primeiro semestre letivo, também haverá algumas destas vagas adicionais. É mais uma forma que a nossa universidade está encontrando para cumprir o seu papel de bem público, a serviço do Brasil”, explicou a pró-reitora de Graduação, professora Kárem Ribeiro.

Reitor em exercício da instituição e também presente acompanhando a realização do vestibular no Campus Santa Mônica – local com a maior quantidade de candidatos alocados –, o professor Carlos Henrique Martins se disse extremamente feliz por poder testemunhar a busca de tantos jovens pelo ingresso na comunidade acadêmica da Universidade Federal de Uberlândia. “Este aumento de 15% que tivemos [no número de inscrições homologadas, em comparação ao Vestibular UFU 2022/2] reflete o interesse maior pelos nossos cursos. Creio que esta é uma retomada pós-pandemia que parece também ocorrer em outras universidades. É muito bom saber que os jovens brasileiros estão novamente procurando uma formação profissional de qualidade. É com imensa satisfação que recebemos os candidatos para o vestibular da UFU.”

Em virtude de período de férias do reitor, Valder Steffen Jr, vice-reitor Carlos Henrique Martins é o reitor em exercício

Morador de Paracatu (MG), Otto Tormim concorre a uma das 21 vagas disponibilizadas no curso de Engenharia Aeronáutica. Ele viajou a Patos de Minas para realizar a prova; passo importante para a concretização de um sonho que o acompanha no dia a dia. “Já sou um amante da aviação; acompanho este mundo há algum tempo e gosto de ver vídeos sobre isso no YouTube. Também gosto desta parte da Engenharia, de construir essas coisas. É o meu perfil”, comentou, pouco antes da abertura dos portões – e confessando que não estava muito nervoso, porém, aos poucos, a ansiedade aumentava.

Leonardo Cardoso está concorrendo a uma vaga de Engenharia da Computação, curso que obteve a quinta maior quantidade média de inscritos, na modalidade da ampla concorrência, com 30,29 candidatos por vaga (c/v). Ele estuda em um cursinho para ter mais chances de ingressar no ensino superior em uma universidade conceituada, como a UFU. “Já tentei no ano passado e, infelizmente, não consegui. Desta vez, com certeza estou mais bem preparado”, assegurou.

Leonardo Cardoso postula vaga no curso de Engenharia da Computação

 

Torcida familiar

Tia de uma vestibulanda de Medicina, Neide Gonçalves a levou ao Campus Pontal, em Ituiutaba, e deu as últimas palavras de incentivo antes do início dos exames. “A Carmem é uma boa menina; muito inteligente e estudiosa. O sonho dela é passar para este curso e se tornar uma grande médica. Se Deus quiser, isso vai acontecer. Estamos dando todo o apoio. O meu coração fica a 1.000 km/h e muito feliz, por acompanhá-la”, ressaltou.

Juliana Costa e Andreia Muniz também fazem parte da pequena multidão de interessados pelos resultados do curso de Medicina – que registrou aproximadamente 52% da totalidade dos aptos neste processo seletivo, alcançando uma concorrência de 292,1 c/v na modalidade de ampla concorrência. As amigas viajaram de Coromandel a Monte Carmelo para levar as filhas ao local de realização dos exames da primeira fase do Vestibular da UFU. Ambas estão no 3º ano do ensino médio. “Muito estudo, ? Foi um ano de muita dedicação, muito preparo mesmo”, testemunhou a professora de Química Andreia. Ao que Juliana completou: “A dedicação foi total. Elas se prepararam e estamos aqui orgulhosas. Esperamos que vai dar tudo certo!”.

Os portões foram abertos às 9h15 e fechados, pontualmente, às 10h. Nos cadernos entregues pela equipe de fiscalização a Otto, Leonardo, à sobrinha de Neida, às filhas de Juliana e Andreia e aos demais vestibulandos, estavam 88 questões, sendo oito de cada uma das seguintes disciplinas: Biologia, Filosofia, Física, Geografia, História, Língua Estrangeira – Espanhol, Francês ou Inglês –, Língua Portuguesa, Literatura, Matemática, Química e Sociologia. Os candidatos tiveram um prazo de 5 horas e 30 minutos para entregar suas folhas de respostas. Apenas após as 13 horas, quando terminou o horário de sigilo estipulado pelo edital, foi permitido terminar o exame e deixar o local de sua aplicação.

Em nenhum dos locais mobilizados para realização da primeira fase do Vestibular UFU 2023/2 foi registrado qualquer episódio de problema grave, de modo que o processo transcorreu sem intercorrências.

 

Avaliações

Terminado o horário de sigilo, às 13 horas, os vestibulandos puderam deixar as salas em definitivo. A equipe do Comunica UFU colheu mais alguns depoimentos:

“Foi uma ótima experiência, dentro dos padrões de ensino do Brasil, que são muito ruins. A qualidade da prova estava excepcional. As questões foram muito bem escritas e os fiscais foram muito educados e atenciosos com todos os candidatos. É minha primeira vez [fazendo estas provas]. Estou no 2º ano do ensino médio e vim como treineiro. Moro em Monte Carmelo e recomendo o vestibular da UFU especialmente para quem é daqui, porque é uma oportunidade única você ter uma universidade federal na sua cidade.” (João Páscoa Machado, candidato do curso de Engenharia Mecatrônica)

“Achei a prova tranquila, em questão de ser mais objetiva. Aplicação também foi tranquila. Caíram umas questões bem interessantes e o que eu não sabia, aquilo que a gente não estava preparado pra ver, acabou que despertou o interesse. As expectativas para a segunda fase estão altas.” (Julia Vitor Melo, candidata do curso de Engenharia Química)

Julia Melo manifestou confiança em seu resultado nesta primeira fase

 

Cronograma

Já na manhã desta segunda-feira, 3 de julho, até as 11 horas, a Dirps divulga os gabaritos preliminares. O período para contestações vai das 11h de 3/7 às 11h de 5/7. Uma semana depois, no dia 12/7, às 16h, ocorrem simultaneamente as divulgações do gabarito definitivo e das respostas às contestações sobre o gabarito preliminar.

O resultado final da primeira fase do vestibular e as relações dos aprovados para segunda fase serão tornados públicos no dia 21 de julho, às 16h. Já a liberação da nova “Ficha do Candidato” será em 25/7, no mesmo horário.

A etapa final está agendada para 6 de agosto, com provas apenas nos quatro municípios em que a UFU possui campi – Uberlândia, Ituiutaba, Monte Carmelo e Patos de Minas. O tempo para realização dos exames e os horários de abertura e fechamento dos portões e de sigilo serão os mesmos da primeira fase. O estilo da prova, porém, será diferente: duas questões discursivas de cada uma das 11 disciplinas, mais uma redação.

Esta edição do vestibular está oferecendo um total de 1.647 vagas em 48 cursos de graduação. Todos os documentos e demais informações do processo seletivo podem ser acessados no Portal da Dirps, em: https://www.portalselecao.ufu.br/servicos/Edital/cronograma/1351.

 

 

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.

Palavras-chave: Provas Primeira Fase Vestibular 2023/2 UFU Prograd DIRPS ingresso cursos graduação

A11y