Agora são 5.429 em busca das 1.647 vagas

UFU aplica provas da segunda fase do Vestibular 2023/2 neste domingo; candidatos estão alocados nas quatro cidades em que a universidade está instalada

Publicado em 04/08/2023 às 17:30 - Atualizado em 22/08/2023 às 17:04

Classificação geral e Boletim de Desempenho dos vestibulandos serão divulgados no dia 20 de outubro. (Foto: Marco Cavalcanti)

O momento tão esperado está chegando! Se no último dia 2 de julho eram 23.015 pessoas na disputa pelas 1.647 vagas em 48 cursos de graduação que estão sendo disponibilizadas pela Universidade Federal de Uberlândia no Vestibular UFU 2023/2, apenas 5.429 seguem no páreo. No curso de Medicina, o mais concorrido – com 292,1 candidatos/vaga na ampla concorrência –, somente 420 dos 10.426 inscritos "passaram pelo funil" e continuam com chance de aprovação. As oportunidades contemplam 812 vagas para a ampla concorrência, 822 destinadas ao sistema de cotas e 13 adicionais – voltadas a candidatos em situação de refúgio, asilos políticos, apátridas, acolhidas humanitárias ou sob outras políticas humanitárias no Brasil.

Neste domingo, 6 de agosto, a instituição aplica as provas da Segunda Fase do processo seletivo em 139 setores distribuídos por 9 prédios nos seguintes locais das quatro cidades mineiras em que a universidade possui unidades: Uberlândia (Campus Santa Mônica e Escola Municipal Professor Domingos Pimentel de Ulhôa), Ituiutaba (Campus Pontal), Monte Carmelo (Campus Monte Carmelo) e Patos de Minas (Escola Estadual Marcolino de Barros). O cronograma da aplicação será o mesmo seguido na Primeira Fase, com acesso liberado a partir das 9h15 e os portões fechando, pontualmente, às 10 horas. O prazo máximo para realização dos exames será de 5 horas e 30 minutos, sendo que a saída dos vestibulandos poderá ocorrer apenas às 13 horas – quando termina o horário de sigilo.

Conteúdo dos exames e itens obrigatórios

Nesta etapa do vestibular, os cadernos apresentarão duas questões discursivas de cada uma das 11 disciplinas (Biologia, Filosofia, Física, Geografia, História, Língua Estrangeira – Espanhol, Francês ou Inglês –, Língua Portuguesa, Literatura, Matemática, Química e Sociologia). Todas as 22 questões valerão 40 pontos. Os 80 pontos restantes serão atribuídos à prova de Redação.

As orientações gerais também não mudaram em relação à Primeira Fase. Além da "Ficha do Candidato", os concorrentes deverão portar: via original de documento de identificação pessoal oficial com foto; e caneta de tinta azul, com corpo transparente. Não será necessário retirar piercings. É permitido levar água e alimentação, desde que os itens estejam acondicionados em recipientes/embalagens transparentes e sem rótulos. Serão fornecidas sacolinhas para armazenamento de objetos como celular, relógio e pulseira. No caso de bolsas ou mochilas, elas ficarão debaixo das carteiras ou encostadas na parede da sala. Quanto ao uso de máscaras, é opcional.

Datas e horários importantes

Os gabaritos preliminares serão divulgados em 16 de agosto, até 11h. Das 11h de 16/8 às 11h de 18/8, será o prazo para contestações. Os gabaritos definitivos poderão ser acessados no dia 28 de agosto. As imagens digitais (cópias) das Folhas de Respostas das questões discursivas e da redação e as notas obtidas pelos vestibulandos classificados para a correção das Provas Discursivas e de Redação serão publicadas, sem necessidade de solicitação prévia, no dia 27 de setembro de 2023, até as 11 horas. Quanto a estas notas, o prazo para interposição de recursos será das 11h de 27/9 às 11h de 29/9. As respostas a eles serão disponibilizadas em 16 de outubro. Por fim, haverá divulgações tanto da Classificação Geral quanto do Boletim de Desempenho dos candidatos no dia 20 de outubro de 2023.

Todos os documentos e demais informações do processo seletivo podem ser acessados no Portal da Dirps, em: https://www.portalselecao.ufu.br/servicos/Edital/cronograma/1351.

Palavras-chave: Vestibular 2023/2 segunda fase UFU Prograd DIRPS ingresso cursos graduação aplicação Provas