Araguari

Décima edição do PET-Saúde traz prática e apresentações focadas na assistência e gestão em saúde

Evento busca formar trabalhadores e, consequentemente, suprir carências do Sistema Único de Saúde

Publicado em 03/08/2023 às 10:28 - Atualizado em 22/08/2023 às 17:04

Décima edição do PET-Saúde. (Fotos: Luciana Saraiva)

Foi encerrada no último dia 28 de julho, sexta-feira, em Araguari, a décima edição do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde), da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Uberlândia (Famed/UFU). Ao todo, foram quatro grupos tutoriais no evento, com trabalhos em assistência e gestão em saúde.

O projeto tem o intuito de trazer educação no trabalho em saúde e, com isso, auxiliar na formação de profissionais em áreas como gestão e assistência em saúde. O PET-Saúde oferece prática aos cursos deste setor e contribui para a formação de profissionais para servir as necessidades de cargos do Sistema Único de Saúde (SUS).

Dentre as apresentações do evento, destacam-se a preparação de protocolos, como os sobre encaminhamento para especialidades, assistência em hipertensão arterial e atendimento em saúde mental. Além disso, também foram realizadas capacitações em manejo clínico da dengue, preenchimento adequado dos sistemas de informações em saúde, manejo do pé diabético e projeto terapêutico singular.

Participação da Dra. Marislene Pulsena da Cunha Nunes, coordenadora da Atenção Primária à Saúde de Araguari

Além de estudantes e professores da Famed, também participaram do evento diversos profissionais da saúde, como a coordenadora da Atenção Primária à Saúde de Araguari, Drª. Marislene Pulsena da Cunha Nunes, e a diretora de Programas da Secretaria de Atenção Especializada à Saúde do Ministério da Saúde, Profª. Drª. Flávia do Bonsucesso Teixeira.

O PET-Saúde foi coordenado inicialmente pela Profª. Drª. Ana Elisa Rinaldi e, posteriormente, pela Profª. Drª. Luciana Saraiva.

Palavras-chave: PET-Saúde Famed UFU Evento Araguari