Representatividade

Andifes aprova retornos de UFC, Ufersa, UFVJM e Unifei como associadas

Com estas quatro refiliações, entidade volta a representar todas as 69 universidades federais do Brasil

Publicado em 14/09/2023 às 17:24 - Atualizado em 14/09/2023 às 18:14

Reitor da UFU, Valder Steffen Junior (primeiro, à direita na foto), é um dos vice-presidentes da entidade. (Foto: Divulgação / Andifes)

Por aclamação, o Conselho Pleno da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) aprovou, nesta quarta-feira (13/9), o retorno como filiadas à Andifes das seguintes instituições: a Universidade Federal do Ceará (UFC), a Universidade Federal Rural do Semiárido (Ufersa), a Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) e a Universidade Federal de Itajubá (Unifei).

As quatro universidades federais solicitaram a refiliação à Andifes e tiveram aceitação unânime pelos reitores e reitoras presentes na CXCV Reunião Ordinária, realizada na sede da entidade, em Brasília.

“Sempre entendemos que a Andifes é uma associação que fortalece o movimento político para garantir as conquistas do ensino superior no Brasil. É a grande porta de conversa com o Governo Federal, quase que a porta oficial e única. Refiliar à Andifes significa retomar um processo de construção da política nesse país. O retorno significa, para nós, voltar a fazer parte desse espaço político importantíssimo para a educação superior no Brasil”, afirmou o reitor da UFC, Custódio Almeida, na primeira participação como reitor em um Pleno da Andifes.

Para o reitor Edson da Costa Bortoni, o retorno ao quadro de filiadas da Andifes marca um novo tempo para a Unifei. “É uma alegria muito grande, são novos tempos, após momentos muito agudos e difíceis. Vendo a importância e inserção da Andifes, solicitamos a refiliação, e quero dizer meu muito obrigado pela aceitação. Esperamos continuar a fazer esse excelente trabalho”, destacou.

A reitora da Ufersa, Ludimilla Oliveira, também agradeceu pelo acolhimento. “Podem contar comigo para trabalhar pela educação do nosso semiárido brasileiro. A Ufersa tem orgulho de ter em seu nome o ‘Rural’ e o ‘Semiárido’, e quero agradecer a Andifes pela recepção”, disse.

Já o reitor Heron Bonadiman, da UFVJM, agradeceu ao pleno da Andifes pela aceitação da refiliação e afirmou que a universidade “passou quatro anos de isolamento e ficou alijada de todo o debate nacional". E complementou: "Peço a ajuda na nossa reconstrução, pois temos um potencial de crescimento extraordinário. Estou muito feliz de representar a UFVJM na volta para a Andifes e para o debate. Nossa universidade está de portas abertas para fazer a contribuição ao ensino superior no país.”

A presidente da Andifes, reitora Márcia Abrahão (UnB), lembrou que todas as quatro universidades aprovaram em seus conselhos universitários a refiliação à Andifes, e destacou que “a aprovação, nos termos do estatuto da Andifes, e por aclamação, do retorno destas quatro universidades mostra a força de nossa associação. A Andifes cresce, e isso é muito importante para podermos avançar nas pautas da educação superior e da ciência em nosso país”.

Com o retorno da UFC, Ufersa, UFVJM e Unifei, a Andifes volta a representar todas as 69 universidades federais do Brasil.

Palavras-chave: Andifes Conselho pleno Brasília