Pular para o conteúdo principal
Divulgação Científica

Confira a programação regional da 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Tema do evento do MCTI é “Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável”

Publicado em 21/09/2023 às 16:10 - Atualizado em 27/09/2023 às 07:54

Arte: MCTI

A 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) acontece em todo o Brasil, a partir de 16 de outubro, com o tema  “Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável”. Sob coordenação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), a finalidade é mobilizar a população em torno de temas e atividades de ciência e tecnologia.

A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) constituiu, por meio da Portaria 2812, de 25 de maio, a Comissão Organizadora da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) de 2023. O objetivo da comissão, formada por servidores da UFU e do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM), é incentivar a realização e a submissão em editais das atividades que acontecerão em Uberlândia e região, além de unificar a divulgação dos eventos.

As atividades regionais começam já em setembro. Confira!

 

SNCT 2023 em Uberlândia e região

 

23 e 24/09

8h às 12h - Celebrando o Cerrado: jogos, exposições e observação de aves e mamíferos no Parque Estadual do Pau Furado

Será feita uma visita ao Parque Estadual do Pau Furado para observação de aves guiada por pessoas aptas a ajudar os visitantes a conhecerem melhor as espécies. Também serão oferecidos aos visitantes oficinas e jogos com a temática aves e mamíferos do Cerrado. Essas atividades têm o propósito de alertar a população sobre importância da conservação de aves e mamíferos e de seus habitats, contribuindo para a Ciência Cidadã, na perspectiva da Educação Ambiental Crítica e contribuem para despertar a curiosidade dos visitantes participantes, aproximando a ciência do cotidiano.

Local: Parque Estadual do Pau Furado

(Escola de Educação Básica - Eseba/UFU)

Mais informações: instagram.com/maave.cerrado

 

25 a 27/09

13h - 18h - III Simpósio de Física Aplicada à Medicina

O Simpósio de Física Aplicada a Medicina (SIFAM) é um evento científico organizado pelo grupo PET Física Médica, com a finalidade de debater e apresentar projetos, pesquisas e inovações na área de atuação dos físicos médicos, através de palestras, minicursos e apresentações de empresas da área, promovendo uma interação construtiva de experiências e conhecimento. Neste evento, busca-se sobretudo o encontro de profissionais, estudantes, residentes e pesquisadores atuantes nas diferentes áreas da Física Médica, em um espaço de compartilhamento de experiências, que contribuirão para a atualização e o aprimoramento de acadêmicos e profissionais voltados para a pesquisa cientifica e o mercado de atuação profissional.

Local: Anfiteatro do Bloco 1X

(Instituto de Física)

Mais informações: instagram.com/sifam_ufu

 

27/09 e 08/11

13h40 às 16h - I e II Workshop de Robótica da RoboPatos

Como resultado das ações de extensão no Campus Patos de Minas, os alunos apresentarão pequenas palestras de 20 minutos sobre a utilização da Robótica em diversas áreas, destacando exemplos, benefícios e desafios, além de promover discussões sobre o assunto. 

Local: Sala 411, Bloco G, Unipam

(Faculdade de Engenharia Elétrica)

Mais informações: instagram.com/robopatos

 

02/10

13h30 - I Seminário de Iniciação Científica da UFU Campus Patos de Minas

O evento tem como objetivo apresentar um pouco das pesquisas realizadas por estudantes do Campus Patos de Minas para a comunidade externa e as perspectivas de pesquisas futuras na cidade. O evento consiste em uma tarde de apresentações dos jovens pesquisadores sobre os seus respectivos temas de pesquisa.

Local: Auditório dos Pavonianos

(Faculdade de Engenharia Elétrica)

 

05/10

13h às 17h - Uma surpresa no Zoológico: venha brincar e aprender sobre aves e mamíferos do Cerrado

Dia 5 de outubro se comemora o dia da ave. Além disso já se inicia a Semana das Crianças. Para comemorar será realizada no Zoológico Municipal de Uberlândia uma tarde muito divertida para todos os visitantes. Serão disponibilizados para a população muitos jogos, oficinas e exposições com o tema aves e mamíferos do Cerrado. Faremos observações de aves guiadas por pessoas aptas a ajudar os visitantes a conhecerem melhor as espécies de aves livres do Zoológico. Essas atividades têm o propósito de alertar a população sobre a importância da conservação de aves e mamíferos e de seus habitats, contribuindo para a Ciência Cidadã, na perspectiva da Educação Ambiental Crítica, e contribuem para despertar a curiosidade dos visitantes participantes, aproximando a ciência do cotidiano.

Local: Zoológico Municipal de Uberlândia (Parque do Sabiá)

(Instituto de Ciências Exatas e Naturais do Pontal UFU)

Mais informações: instagram.com/maave.cerrado

 

16/10

8h30 às 9h30  –  Abertura da SNCT e do III Seminário de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação

Convidados: Valder Steffen Junior, reitor da UFU; Carlos Henrique de Carvalho, pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação; Murilo Vieira da Silva, diretor de Pesquisa; Thiago Gonçalves Paluma Rocha, diretor de Inovação e Transferência Tecnológica; Eloísa Amália Vieira Ferro, diretora de Pós-Graduação; e Luis Manoel Rebelo Fernandes, Secretário Executivo do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

Local: Anfiteatro do Bloco 5S, Campus Santa Mônica

 

16 a 20/10

III Seminário de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação

Um espaço de encontro, estudo e reflexão a respeito das pesquisas e das tecnologias desenvolvidas na universidade. O evento contará com mesas-redondas,  apresentação de pesquisas, mostra de tecnologia e inovação e oficinas. Também acontecerá a “Premiação do Sistema de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação”, que busca reconhecer os pesquisadores de destaque da instituição, passando pelos discentes da UFU que fazem iniciação científica na educação básica, no ensino médio e técnico, na graduação, na pós-graduação, até os pesquisadores docentes e técnicos da instituição.

Local: Campus Santa Mônica da UFU. Endereço: Av. João Naves de Ávila,  2121 – Santa Mônica. Uberlândia (MG)

(Propp / Dirco / FAU / Fapemig)

Mais informações: https://eventos.ufu.br/seminariopropp3

 

19 a 21/10

8h30 às 17h - Mostra Brincando e Aprendendo

Brincar e aprender ciência! Esse é o objetivo desse evento tradicional da SNCT Uberlândia que reúne cerca de 10 atividades interativas de ciência, tecnologia e arte. A mostra é aberta a toda a população e recebe visitas agendadas de alunos da educação básica da cidade de Uberlândia.

Local: Museu Dica – Espaço de Exposições: Parque Municipal Gávea. Endereço: Av. Paulo Gracindo, 950 – Gávea / Uberlândia (MG)

(Dica / Infis / Proexc / UFU / IFTM-Campus Uberlândia / Cemepe / SME /PMU)

Mais informações: https://dicaufu.com.br/brincando-aprendendo 

 

19 a 21/10

14h às 19h - SumoCup - Campeonato de Sumô de Robôs

O Campeonato de Sumô de Robôs oferece aos estudantes a oportunidade de competir com seus projetos de robôs autônomos, formando equipes de até três integrantes. Durante as partidas, o objetivo é empurrar o robô adversário para fora do ringue conhecido como Dohyo. Essa atividade não só estimula o entusiasmo pelo conhecimento por meio de desafios práticos, mas também fomenta o espírito de equipe, promove a integração entre diversas áreas do conhecimento e contribui para o desenvolvimento de importantes habilidades no contexto profissional.

Local: Centro de Convivência do Campus Santa Mônica

(Faculdade de Engenharia Elétrica)

Mais informações: lasec.feelt.ufu.br/content/sumocup e  instagram.com/lasecufu

 

07 a 08/11

Feira Ciência Viva

Local: Saguão do Bloco 5R - Campus Santa Mônica da UFU. Endereço: Av. João Naves de Ávila,  2121 – Santa Mônica. Uberlândia (MG)

Realizada anualmente desde 1995 na cidade de Uberlândia, o objetivo da Ciência Viva é promover o desenvolvimento da criatividade, da capacidade inventiva e investigativa, em todas as áreas de conhecimento, possibilitando e divulgando a construção de novos saberes, despertando vocações, revelando capacidades e contribuindo para formar estudantes.

(Dica / Infis / Proexc / UFU / IFTM-Campus Uberlândia / Cemepe / SME / PMU)

Mais informações: https://dicaufu.com.br/index.php/ciencia-viva 

 

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.

Palavras-chave: SNCT Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

A11y