Divulgada a edição referente a julho do Boletim Mensal de Emprego de Uberlândia

Relatório elaborado pela equipe do Cepes/UFU mostra saldo positivo de vínculos empregatícios e aumento do salário médio de admissão neste ano

Publicado em 06/09/2023 às 12:10 - Atualizado em 11/09/2023 às 08:08

Elaborado pelo Centro de Estudos, Pesquisas e Projetos Econômico-Sociais (Cepes), do Instituto de Economia e Relações Internacionais da Universidade Federal de Uberlândia (IERI/UFU), a edição referente ao mês de julho de 2023 do Boletim Mensal de Emprego de Uberlândia está disponível para consulta. A publicação tem como objetivo informar acerca da dinâmica formal do emprego no maior município do interior de Minas Gerais.

O relatório registrou a criação de 2.337 vínculos empregatícios, de janeiro a julho deste ano, um saldo acumulado positivo. Além disso, o estudo mostra um saldo líquido de 298 vínculos formais de emprego, aumento de 41 vagas em relação anterior (que teve 257 vínculos).

Dentre os setores que mais criaram postos de trabalho, destacaram-se indústria, serviços e comércio. Já a agropecuária e a construção tiveram saldos negativos nesse quesito. Nos últimos 12 meses, todos os setores registraram aumento das vagas.

Tabela mostrando o saldo do emprego formal, conforme grupamento de atividade econômica
Saldo do emprego formal, conforme grupamento de atividade econômica, com ajustes*, de julho de 2022 a julho de 2023. (Fonte: Novo Caged/MTE; elaboração pelo Cepes/IERI/UFU)

No quesito remuneração, o relatório evidencia o aumento de 5,55% do salário médio de admissão de 2023 (R$ 1.906,73) em um ano, no município de Uberlândia. É possível notar, ainda, que os salários médios de admissão das mulheres continuam menores que os dos homens, seja qual for o grau de escolaridade.

Gráfico de barras mostrando o salario médio real de admissão em Uberlândia, por gênero e grau de instrução do empregado, com ajustes*, de julho de 2022 a julho de 2023. (Fonte: Novo Caged/MTE; elaboração pelo Cepes/IERI/UFU)

No comparativo entre os setores, a Agropecuária foi o que registrou maior salário de admissão (R$ 2.543), seguido por Serviços (R$ 1.995), Indústria (R$ 1.960), Construção (R$ 1.777) e, por fim, Comércio (R$ 1.681). Neste ano, todos os cinco setores marcaram aumento no salário de admissão.

Para mais informações, acesse a íntegra do boletim no Portal do Cepes.

Palavras-chave: Boletim do Emprego Cepes; IERI