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Reconhecimento

Pesquisadores da UFU recebem prêmios por teses sobre agronegócio e história da educação

Capes premia pesquisas dos programas de pós-graduação em Geografia e em Educação

Publicado em 13/09/2023 às 09:33 - Atualizado em 20/09/2023 às 15:26

Marco Antonio de Santana e Laís Silva defenderam suas teses em 2022. (Fotos: acervo dos pesquisadores)

A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) teve dois ganhadores do Prêmio Capes de Tese 2023: Laís Ribeiro Silva, pela sua pesquisa no Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGEO), e Marco Antonio Santana, que desenvolveu sua tese no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED).

Com 1.469 trabalhos defendidos em 2022, o concurso para o prêmio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) de Tese contou com o maior número de participações dos últimos períodos e teve seu resultado divulgado em 31 de agosto. Em sua 18ª edição, o prêmio, desenvolvido em 2005, mas concedido pela primeira vez em 2006, analisa e qualifica os melhores trabalhos de conclusão defendidos nos programas de pós-graduação do país.  

A graduada, mestre e recém-doutora em Geografia pela UFU Laís Ribeiro Silva, ganhadora do prêmio, fala sobre a oportunidade de se envolver em um concurso de nível nacional: “Fui a primeira de toda a minha família a iniciar um curso superior, e sempre me interessei por Geografia Econômica. Então, sob a supervisão do [professor] Mirlei Pereira, consegui superar o período da pandemia, no qual houve uma grande mudança de rotina pela ausência de trabalhos de campo, e desenvolver um trabalho que me deixou muito satisfeita, ainda mais pelo mérito da premiação Capes Tese.” Atualmente, Laís Silva é docente substituta no Instituto de Geografia da UFU.

Já Marco Antonio de Santana, autor da outra tese premiada, coloca em questão a influência de sua trajetória acadêmica marcada pela intersecção entre os campos de Direito, História e Pedagogia na realização do trabalho: “Ter sido selecionado na área da Educação é motivo de alegria. Um reconhecimento importante que me encoraja a prosseguir nos estudos e compartilhar experiências com estudantes e professores em fóruns no Brasil e exterior nessa área. Creio também que a premiação permite maior visibilidade da pesquisa feita com seriedade e paixão, de modo a contribuir. Além disso, reconhece a seriedade e competência da professora Raquel Discini e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia”, destaca Santana.

 

Teses UFU premiadas 

Bolsista de iniciação científica em três pesquisas referentes ao agronegócio com ênfase no consumo produtivo da cana-de-açúcar, Laís, autora da Tese “Agronegócio globalizado e uso do território no contexto de financeirização: o Grupo Cosan e o setor sucroenergético brasileiro”, discorre sobre a formação socioespacial brasileira e o uso do território nacional para as plantações de cana-de-açúcar.

A escolha da temática baseou-se, principalmente, no contexto histórico do Brasil, como produtor primordial do etanol oriundo da cana e detentor de mais de um terço do volume mundial dos negócios no setor de produção de cana-de-açúcar. Esses fatores auxiliaram na avaliação do processo de financeirização da empresa brasileira Cosan, a maior no setor sucroenergético do mundo, estudada a partir de sua produtividade conforme a formação da área territorial do país. A produção da graduada oferece uma importante contribuição para a Geografia com a compreensão dos rumos e desafios da sociedade brasileira na atualidade. 

Encarregado por orientar Laís, Mirlei Fachini Vicente Pereira, docente vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFU desde 2011, atua nas áreas de Geografia Humana e Teoria e Método da Geografia, e opina sobre a concessão do prêmio: “Penso que vários fatores foram importantes para a classificação da Laís. A dedicação absoluta ao trabalho é, sem dúvida, um exemplo central. Bons resultados em ciência resultam disso e daí a importância de bolsas que permitam a dedicação, quiçá integral, dos pesquisadores. O reconhecimento da premiação é absolutamente importante também ao Programa de Pós-Graduação em Geografia do Instituto de Geografia e da própria UFU, visto que resulta da qualidade dos nossos estudantes e da estrutura oferecida à formação em pesquisa. Lembrando que a felicidade da UFU pelas indicações do prêmio é dupla, tendo em vista a indicação também da tese defendida no Programa de Educação.”

Na pesquisa de Marco Santana, que escreveu a tese “Representações de preceptoras na obra de Mário de Andrade - conto e romance (1923-1944)”, o romance Amar verbo intransitivo” e o conto Atrás da Catedral de Ruão foram o corpus de partida para compreender as representações de professoras na capital paulista nos anos de escritura das respectivas obras. A apresentação da pesquisa também ocorreu em 2022, ano do centenário da Semana de Arte Moderna e, por assim dizer, de diversas obras de Mário de Andrade. No estudo do pós-graduado, a literatura é tratada como um artefato da cultura, passível de ser analisada pelos historiadores do presente a fim de compreender o passado educativo, seguindo uma narrativa historiográfica onde as questões teóricas iluminam o objeto o tempo todo.

Responsável por orientar Santana, a professora de mestrado e doutorado na Faculdade de Educação (Faced/UFU) Raquel Discini comenta sobre como os concursos, tal qual o Capes de Tese 2023, fortalecem não somente o meio universitário como o próprio campo de estudo da pós-graduação. “O Capes de Tese é um prêmio incrível pelo seu nível de reconhecimento, já que o corpo avaliativo faz uma seletiva interna para enviar a melhor tese entre todos os cursos de educação do Brasil, além de ser uma conquista, acima de tudo, simbólica para os orientadores e o próprio orientado”, afirma a docente.

 

Prêmio Capes de Tese

O concurso incorpora as áreas de Ciências Biológicas, Agrárias, Exatas, Humanas e Sociais Aplicadas, além de contar com os setores de Saúde, Linguística, Engenharias, Letras e Artes, e seleciona somente uma tese por departamento. Ele divide-se em duas fases. Em sua primeira etapa, os trabalhos são escolhidos e premiados conforme suas vertentes de estudo. Na segunda, eles são agrupados em apenas três campos distintos, cada um com seus respectivos concorrentes aptos a receberem o “Grande Prêmio Capes de Tese”.

Esta seleção é feita segundo os critérios de inovação e originalidade da temática apresentada e sua relevância para o progresso científico-tecnológico e cultural do corpo social brasileiro, para que seu desenvolvimento contribua com o sistema educacional. 

Neste primeiro estágio, os autores classificados recebem certificados, medalhas e bolsas de até um ano para pós-doutorado em instituições nacionais, enquanto que a seus orientadores serão ofertadas quantias financeiras. Os certificados também são cedidos aos programas de pós-graduação que atuaram na formação dos que escreveram as teses. Já no segundo, o Grande Prêmio, são entregues os documentos que constatam a premiação dos orientados e uma bolsa de um ano para realização de estágio pós-doutoral no exterior. Os orientadores ganham o valor de R$ 9 mil para participar de congresso internacional.

A qualificação neste prêmio aumenta a visibilidade tanto das universidades brasileiras, com enfoque nos cursos superiores, quanto das ações de estímulo da Capes pela missão de expansão e consolidação da pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) no país.

 

A Capes

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior foi criada em 1951, sob a direção do ministro da Educação e Saúde, Ernesto Simões Filho, e seu secretário-geral, Anísio Spínola Teixeira, após a divulgação de uma campanha nacional cujo foco era o aprimoramento acadêmico daqueles ligados ao curso superior. Apesar disso, somente cerca de 40 anos depois, com as regulamentações e reformas do Plano de Ensino Nacional, a instituição recebeu a classificação de Órgão Central Superior vinculado ao Ministério da Educação (MEC), obtendo autonomia financeira e administrativa.

Desde então, a Capes, por ser responsável pela criação de programas de apoio e bolsas de estudo no âmbito do ensino superior, trabalha juntamente ao corpo docente das universidades para solucionar as demandas da pós-graduação. Por isso, elabora atividades de capacitação de pessoal de nível superior e organiza a aplicação de seus recursos orçamentários em diversas áreas educacionais. Logo, auxilia na institucionalização e democratização da pós-graduação com seu reconhecimento dentro da sociedade brasileira.

Raquel Discini, da Faculdade de Educação, e Mirlei Pereira, do Instituto de Geografia
Raquel Discini, da Faculdade de Educação, e Mirlei Pereira, do Instituto de Geografia, são os orientadores das teses vencedoras (Fotos: Reprodução das plataformas Lattes e ResearchGate)

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Palavras-chave: Ciência Prêmio tese Capes Pós-graduação

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