SAÚDE

Prorrogadas as inscrições para as Olimpíadas de Simulação do Hospital de Clínicas da UFU

Evento acontece no dia 18 de novembro; candidaturas serão recebidas até esta nova data

Publicado em 18/09/2023 às 14:09 - Atualizado em 27/09/2023 às 07:55

Imagem: Divulgação/ Reprodução

As Olimpíadas de Simulação do Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU/Ebserh) tem nova data para acontecer: dia 18 de novembro. O evento será realizado nos anfiteatros 2A e 8C do Campus Umuarama da UFU.

A proposta conta com a participação de estudantes e docentes dos cursos de graduação em medicina, enfermagem e demais cursos da área da saúde das Instituições de Ensino Superior (IES) da região, com experiência de ensino baseado em simulação.

Nas Olimpíadas de Simulação do HC-UFU/Ebserh serão discutidos temas emergentes relacionados ao ensino em saúde, garantindo a interação entre estudantes universitários e docentes de diferentes instituições de ensino da região.

Neste contexto, a integração entre ensino, pesquisa e extensão é um princípio fundamental que visa atender às expectativas da sociedade em relação a uma universidade responsável socialmente. Esse princípio preconiza uma formação acadêmica e uma produção de conhecimento que estejam em sintonia com as demandas da sociedade e que favoreçam o diálogo entre a instituição e diversos setores da comunidade.

O objetivo da iniciativa é fomentar a prática da simulação no ensino na área da saúde, como estratégia educacional que permite a demonstração e o exercício das competências apreendidas por meio das dimensões de conhecimento, de habilidades e atitudinais nas IES, públicas e privadas.

Imagem com um homem de jaleco, segurando um troféu, e no fundo a cor azul escuro, com medalhas e informações do evento.
Imagem: Divulgação/ Reprodução

Composição das equipes

Serão 32 equipes, sendo quatro estudantes/equipe, obrigatoriamente com dois estudantes do curso de medicina e um do curso de enfermagem. O quarto estudante pode ser de outro curso de graduação da saúde, como farmácia; fisioterapia; nutrição; psicologia ou outros, além dos cursos de graduação em medicina ou enfermagem.

Quem pode se inscrever como equipe:

• Estudantes de medicina – 6º ao 12º período;
  • Estudantes de enfermagem – 5º ao 10º período;
  • Estudantes de outros cursos de graduação da área da saúde – com, pelo menos, 60% da carga horária do curso concluída.

É obrigatório que o líder da equipe envie o comprovante de matrícula dos integrantes das equipes.

Os integrantes das equipes não poderão portar celulares ou qualquer outro equipamento de comunicação. No momento do credenciamento, a organização do evento irá realizar a identificação e guarda dos pertences pessoais das equipes. Todos os participantes deverão estar munidos de documento de identificação pessoal válido. Os integrantes das equipes deverão estar portando jaleco – pessoal, preferencialmente na cor branca.

Inscrições

Para participar do evento, é necessário realizar a inscrição individual, que custa R$ 30,00. É importante gerar o boleto no site do sistema de inscrições, após a confirmação dos dados. A inscrição somente será validada após o pagamento do boleto.

O número total de inscritos é de até 430 pessoas, incluindo as equipes. De acordo com a organização responsável pelas Olimpíadas, as candidaturas serão recebidas até o dia 18 de novembro, nova data de realização da proposta.

Orientações para inscrições de equipe

Todos os integrantes das equipes deverão fazer sua inscrição individual, como participante geral. O líder da equipe ou as coordenações dos cursos de cada Instituição de ensino superior irão inscrever as equipes via e-mail: ugete.hc-ufu@ebserh.gov.br, com os seguintes dados dos estudantes:

• Nome completo dos estudantes integrantes das equipes; CPF; número de matrícula; e-mail; comprovante de matrícula na IES; número de telefone/WhatsApp do estudante líder da equipe.
  • Confirmação da inscrição das equipes: A Organização Geral das Olimpíadas de Simulação irá confirmar a inscrição, via e-mail do líder da equipe, após verificação de pagamento das inscrições dos integrantes e vínculo institucional com a respectiva Instituição de Ensino Superior.

Devido à alteração na data do evento, se o participante optar pelo reembolso do valor poderá ser solicitado via WhatsApp: (34) 3218-2072, ou e-mail: ugete.hc-ufu@ebser.gov.br.

Palavras-chave: HC-UFU/Ebserh Olimpíadas de Simulação Ensino pesquisa extensão Campus Umuarama