Direito

“Proseando com o PET” recebe inscrições para a 7ª edição

Iniciativa do PET Direito vai debater “O avesso da pele”, de Jeferson Teodoro; primeiro encontro na próxima terça (26/09)

Publicado em 22/09/2023 às 10:58 - Atualizado em 27/09/2023 às 07:52

Navegar pelas páginas de um livro é mais do que um passatempo; é uma janela para outros mundos, outros tempos, outras realidades. É uma ferramenta que amplia horizontes, ensina, instiga e faz refletir. E quando a leitura se junta ao debate, torna-se um motor de transformação. Nesse cenário, o Programa de Educação Tutorial (PET) do curso de Direito da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) inicia a sétima edição do projeto "Proseando com o PET", que visa ler e promover o debate sobre temas apresentados em obras literárias.

Neste sétimo encontro, o título escolhido é "O avesso da pele" de Jeferson Tenório. O primeiro encontro para leitura e debate já está agendado para a próxima terça-feira, 26 de setembro.

A obra nos transporta para a vida de Pedro, que, após a morte do pai em uma abordagem policial, busca resgatar o passado de sua família, ao mesmo tempo em que aborda profundos problemas sociais do Brasil.

Inscrições

Ficou interessado (a)? Então preencha o formulário eletrônico e envie sua solicitação de inscrição

Os encontros do “Proseando com o PET” são semanais, às terças, a partir das 17 horas. São 30 vagas e os participantes obtém certificado ao final da edição.

Conheça o Proseando com o PET

Na página oficial do "Proseando com o PET" os objetivos da iniciativa estão claros. A pretensão é de  ir além da mera discussão sobre obras literárias, ou seja, visa promover a leitura “mais engajada, dinâmica e habitual”, onde diferentes perspectivas se cruzam, tornando o debate mais plural e enriquecedor.

O objetivo vai além: busca fomentar interpretações críticas sobre as condições políticas e sociais presentes na época de publicação da obra, relacionando-as com os tempos atuais. E, como não poderia deixar de ser, ao relacionar a literatura com o Direito.

Abaixo, a relação de livros e autores discutidos nas edições anteriores do projeto:

Edição Obra Autor
1 A Cor Púrpura Alice Walker
2 Retratos de Carolina Lygia Bojunga
3 Admirável Mundo Novo Aldous Huxley
4 A Infância de Jesus J. M. Coetzee
5 Macunaíma, o herói sem caráter Mario de Andrade
6 Quarto de Despejo: o diário de uma favelada Carolina Maria de Jesus

Para mais informações sobre o “Proseando com o PET”, siga o perfil @petdireitoufu no Instagram.

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.

Palavras-chave: PET Direito atividade de extensão literatura