Reitor da UFU participa de encontro de reitores com Papa Francisco

Encontro acontece nos dias 20 e 21 de setembro em Roma, Itália

Publicado em 20/09/2023 às 14:52 - Atualizado em 26/09/2023 às 13:45

Divulgação

O reitor da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Valder Steffen Jr, nos dias 20 e 21 de setembro, participa do Encontro entre Reitores de Universidades Latino-Americanas e Caribenhas: Organizando a Esperança, promovido pela Red de Universidades para el Cuidado de la Casa Común - RUC (Rede de Universidades para o Cuidado da Casa Comum). O encontro acontece em Roma, Itália, e conta com a participação do Papa Francisco.

Organizado pelo Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras (GCUB), o encontro tem como objetivo discutir temas relacionados aos grandes desafios do mundo na atualidade, como mudanças climáticas, água e biodiversidade, desemprego e migração, tecnologia e tecnocracia, entre outros.  A delegação brasileira é formada por reitores e reitoras de 41 universidades.

“Trata-se de um encontro envolvendo aproximadamente 200 reitores e reitoras sobre o tema "Organizando a Esperança". Neste sentido, busca-se propor caminhos para as universidades participarem do cuidado da casa comum. Temas transversais como democracia, crise ambiental, crise econômica e social aparecem como pano de fundo para as discussões em curso”, explica Valder Jr.

Encíclicas

Os temas a serem tratados no encontro são baseados nas encíclicas Laudato si’ e Fratelli tutti, escritas pelo Papa Francisco. Laudato si’ aborda os problemas ambientais que ocorrem na Terra (a casa comum) e propõe um paradigma de mudança. Já a encíclica Fratelli tutti dá continuidade à Laudato si’ e faz um chamamento para que a humanidade redescubra sua fraternidade universal e trabalhe em um projeto de desenvolvimento que promova a dignidade humana.

O encontro com os reitores tem a proposta de fortalecer o compromisso das instituições com o cuidado da casa comum. Acesse a programação do encontro.

*Texto publicado com informações da Assessoria de Comunicação Social da Universidade Federal do Espírito Santo.

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.

Palavras-chave: REITOR Roma encontro Papa Francisco