MINT

UFU oferece evento voltado para inovação e tecnologia

Todas as atividades são gratuitas e contam com emissão de certificados

Publicado em 29/09/2023 às 17:53 - Atualizado em 29/09/2023 às 18:09

Movimento em Inovação e Tecnologia (MINT) é uma iniciativa do Espaço 4.0 e da Wings Brasil (Foto: Freepik)

Acontece no Campus Santa Mônica, em 4 e 5 de outubro, o Movimento em Inovação e Tecnologia (MINT). De iniciativa do Espaço 4.0, ligado à Faculdade de Gestão e Negócios (Fagen/UFU), em conjunto com a Wings Brasil, o evento oferta ao público geral programas voltados para os setores tecnológicos e digitais.

Com o objetivo de impulsionar um maior envolvimento entre as comunidades internas e externas à Universidade Federal de Uberlândia (UFU), o movimento contribui para que ambas possuam um conhecimento prático e didático sobre o auxílio e as soluções que a tecnologia e a inovação proporcionam à sociedade.

Nessa sua primeira edição, o cronograma contém sete oficinas práticas e duas palestras distribuídas entre o período vespertino e noturno. E, dispõe, também, de variados profissionais conhecidos na área, desde professores da própria UFU até convidados especializados nos assuntos.

A professora da Fagen/UFU e coordenadora do projeto Espaço 4.0, Vérica Freitas, com experiência em inovação, digitalização e gerenciamento de projetos, discorre sobre a proposta do MINT. “Vemos como muito importante promover a interação dialógica entre a UFU e a comunidade externa. Assim, teremos uma via de múltiplas mãos, com executivos proporcionando novas visões e discussões tanto para a comunidade interna quanto a de fora”, afirma.

“É uma possibilidade de vivência e troca muito rica que o público geral possa estar na universidade e participar do ambiente de Inovação e Tecnologia, que é inerente à UFU, em especial pensando nas iniciativas Wings e Espaço 4.0. Esse contexto pode contribuir para que as pessoas pensem novos modelos de negócio, aplicações tecnológicas disponíveis para a melhoria de seu cotidiano, e nas conexões com outras pessoas”, completa Freitas.

O Espaço 4.0

Iniciado em 2021, de uma parceria com a Secretaria Nacional da Juventude, o Espaço 4.0 é um laboratório maker, que concede aos participantes equipamentos e tecnologias para promover a capacitação especialmente de jovens em inovação, tecnologia e indústria 4.0, de modo a cooperar para o desenvolvimento pessoal e profissional deles. Coordenado pela professora da Fagen que atua em conjunto com a subcoordenadora, professora Verônica Angélica de Paula, ele propõe-se a despertar a curiosidade e a inventividade dos integrantes para ideias e projetos multidisciplinares.

Freitas também aproveitou o espaço para agradecer a todos que contribuíram para as atividades no Espaço 4.0, principalmente aos participantes que estimularam a equipe a fazer cada vez mais, e aos apoiadores institucionais na Fagen e na Pró-reitoria de Extensão e Cultura (PROEXC), que colaboraram para o desenvolvimento do programa.

A Wings

O projeto Wings (Women Impacting Girls), também coordenado por Freitas, tem como objetivo valorizar e incentivar a participação de mulheres em áreas que são predominantemente masculinas. Por isso, são realizadas diversas ações que favoreçam a conquista de espaço dessa parcela feminina, por exemplo, a produção de material informativo, a elaboração e disponibilização gratuita de livros, mentorias, eventos e cursos de tecnologia para elas.

Acesse o link para inscrições e programação completa

Cartaz do Mint

Palavras-chave: inovação administração Fagen