Pular para o conteúdo principal
#EspecialUFU45

Hospital Veterinário da UFU e sua importância para Uberlândia e região

Com quase meio século de história, unidade é referência em atendimentos veterinários

Publicado em 13/11/2023 às 12:38 - Atualizado em 22/11/2023 às 17:02

Foto: Milton Santos

 

Inaugurado no ano de 1976, o Hospital Veterinário da Universidade Federal de Uberlândia (HV/UFU) é referência em Uberlândia e região, e não poderia ficar de fora desta série mais que especial. Com quase 50 anos de existência, o hospital realiza atendimentos de animais de pequeno porte (cães e gatos), grandes animais (equinos e ruminantes) e animais silvestres.

Segundo o professor da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Uberlândia (Famev/UFU) e atual diretor do hospital, Diego Delfiol, o atendimento de pequenos animais é o principal destaque do HV, sendo em torno de 50 mil procedimentos anuais, contando com consultas, cirurgias, e outros procedimentos.

Os atendimentos no hospital são pagos, voltados a toda comunidade, visando contribuir com serviços médico-veterinários para o bem-estar dos animais, em conjunto das atividades acadêmicas de ensino, pesquisa e extensão.

Como forma de democratizar o atendimento, o Hospital Veterinário fornece isenção de um atendimento por ano para a população em situação de vulnerabilidade socioeconômica. O hospital também atende Organizações Não Governamentais (ONGs), com o benefício de um atendimento semanal e desconto de 50% em cima da tabela do hospital, para a maioria dos procedimentos.

Vale destacar que, desde 2009, a unidade conta com a parceria da Prefeitura Municipal de Uberlândia (PMU) no projeto de castração. Segundo Delfiol, graças a este convênio, são castrados, em média, cerca de 14 a 15 mil animais por ano. Outra parceria com a PMU é para o custeio dos atendimentos de animais vítimas de maus-tratos físicos; ou seja, a prefeitura arcar com estas despesas.

 

Área de externa, com apresentação de grades brancas e terra
Área externa do HV possui espaço para internação de animais de grande porte. (Foto: Milton Santos)

 

Destaques

Em 2022, um avanço marcou a história do Hospital Veterinário: a instalação do primeiro Instituto Médico Legal (IML) de Animais Silvestres do Brasil. Conforme o diretor, o IML surgiu devido à necessidade da comunidade, principalmente das autoridades competentes, como a Polícia Civil e o Ministério Público. Atualmente, o IML atende apenas a essas autoridades e está sob responsabilidade do professor Márcio Bandarra, membro da equipe da Famev.

"No Fórum dos Dirigentes de Hospitais Veterinários Universitários (FORDHOV), que ranqueia os hospitais veterinários universitários em relação a estrutura, casuística e acadêmico, o Hospital Veterinário da UFU ocupava em 2017 o quinto lugar e, atualmente, se encontra em segundo", destaca Delfiol.

Além disso, na matriz casuística - que consiste nos serviços de novas consultas, cirurgias, exames laboratoriais, raio-X, ultrassom, ecocardiograma e exames anatomopatológicos -, dentre os integrantes do fórum dos hospitais, o HV/UFU é, há quatro anos, o que soma maior número de atendimentos, realizando procedimentos de baixa, média e alta complexidades.

 

Atual gestão

Na metade de seu segundo mandato como diretor do hospital, Diego Delfiol afirma que a atual gestão vem desempenhando ações fundamentais para a melhoria do HV. Segundo ele, algumas dessas ações foram: reestruturação de equipamentos e dependências do hospital; adequação dos laboratórios; estruturação da equipe; informatização; atendimento com foco em diversas especialidades, como oncologia, cardiologia; entre outros.

Ele aponta a construção de uma subestação de energia como uma das principais ações da atual gestão: “Uma coisa extremamente importante que nós fizemos foi a construção de uma subestação de energia, que antes fazia falta. Às vezes, estávamos no meio do procedimento, acabava energia e ficávamos desassistidos. Com o gerador, isso vai zerar."

 

Na imagem, um homem branco, com cabelos castanhos vestindo uma camisa azul, está sentado em frente a duas telas de computadores, numa sala com fundo branco
Desde 2017, Diego Delfiol está à frente da direção do HV. (Foto: Milton Santos)

 

Pacientes

Impossível falar do Hospital Veterinário, sem falar dos seus pacientes, não é mesmo?! E a Elvira Encarnação é um deles! 

Segundo Micheli Torres Anacleto, tutora de Elvira, no final de junho deste ano, a cachorrinha começou a ficar apática, sem apetite e precisou passar por atendimento no HV. Por meio de um grupo de mensagens, Micheli ficou sabendo dos atendimentos realizados pelo Hospital Veterinário da UFU e não pensou duas vezes em levar Elvira para ser atendida.

Ela foi diagnosticada com Febre Maculosa, conhecida popularmente como Doença do Carrapato (infecção grave causada por parasitas que atacam o sangue e pode levar à morte). Após o atendimento, a cachorrinha ficou em tratamento durante um mês, sendo medicada duas vezes por dia com antibióticos. 

Hoje, livre da doença, Elvira Encarnação vive feliz e curtindo a vida junto de sua tutora.

 

Na imagem uma cadela, com os pelos na cor preta, no colo de uma mulher branca, com os cabelos presos e óculos de grau
Elvira foi adotada por Micheli em 2020. (Foto: Arquivo pessoal / Micheli Torres Anacleto)

 

Missão

Diego Delfiol afirma que o Hospital Veterinário é, primeiramente, um hospital escola e vem comprimindo com competência sua missão.

“O principal do hospital, apesar de todos os números, é que somos um hospital escola. Nossa maior função é formar profissionais de qualidade e acredito que o mercado está recebendo excelentes profissionais. Além disso, conseguimos aliar o atendimento, apoio à população de Uberlândia e região (...). Eu acho que essa é a grande missão do hospital, que, no meu ponto de vista, está sendo comprida com bastante maestria pelos profissionais que atuam aqui”, finaliza o diretor.

 

Informações

O Hospital veterinário fica localizado na Av. Mato Grosso, nº 3289 - Bloco 2S/Campus Umuarama - Uberlândia (MG). OA unidade funciona de segunda à sexta-feira, das 7h às 18h, exceto feriados. Para mais informações, acesse o site.


 

A série "ESPECIALUFU45" reúne textos escritos por membros da equipe da Diretoria de Comunicação Social (Dirco), mas também está aberta à contribuição de outros integrantes da comunidade acadêmica da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). As sugestões de temas a serem abordados, bem como o envio de materiais para avaliação e, em caso de aprovação, posterior publicação, podem ser realizados por meio do formulário eletrônico disponível em: www.comunica.ufu.br/divulgacao.


Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.

 

>>> Leia também: 

 

Palavras-chave: #especialUFU45 #UFU45ANOS Clínica e Saúde Federalização UFU Faculdade de Medicina Veterinária Famev

A11y