#EspecialUFU45

Hospital Odontológico da UFU e seu trabalho de atendimento à população

Unidade é referência no atendimento de saúde bucal na região do Triângulo Mineiro e no ensino da profissão

Publicado em 23/10/2023 às 14:45 - Atualizado em 13/11/2023 às 18:13

Atuando há mais de 40 anos no ramo, o HO/UFU é referência no atendimento à população. (Foto: Milton Santos)

Uma onda de industrialização e modernização atingiu Uberlândia nos anos 1970 e 1980. A cidade, até então isolada dos grandes centros urbanos, recebeu indústrias e fluxos migratórios de toda a região, reunindo oportunidades, pessoas e culturas. Foi em meio a essa efervescência econômica que ocorreu a federalização da instituição de ensino que hoje conhecemos como Universidade Federal de Uberlândia - UFU, para os mais íntimos. A existência de uma universidade federal na região atraiu estudantes e jovens de todas as partes do Brasil, com novos cursos sendo ofertados ano após ano e novos campi sendo construídos para acomodar a comunidade universitária, que não parava de crescer.

Entre os cursos que eram ofertados pela instituição, estava o de Odontologia e, devido a isso, em 1982, o Hospital Odontológico (HO/UFU) foi inaugurado. Localizado no Campus Umuarama, em Uberlândia, ele foi desenvolvido para funcionar no modelo hospital-escola, integrando a prática da odontologia e a formação acadêmica de alunos ao atendimento da população. Atuando também na área do desenvolvimento de pesquisas, o HO possui foco no atendimento humanizado das necessidades dos cidadãos de Uberlândia e de todo o Triângulo Mineiro.

Professor da Faculdade de Odontologia e atual diretor do hospital, Carlos José Soares destaca a associação entre a teoria e a prática. “Com isso, ganham todos: nossos alunos, por produzirem mais e se qualificarem mais para o mercado de trabalho; ganha o país, com geração de conhecimento e fortalecimento da odontologia; ganha a UFU, que se fortalece pelo reconhecimento da comunidade; mas, principalmente, ganha a população, por receber serviços gratuitos de altíssima qualidade vinculados aos princípios fundamentais do SUS”, aponta.

Soares declara que trabalhar no Hospital Odontológico e estar à frente da direção desse importante órgão da universidade, que tem protagonismo na saúde bucal no contexto nacional, é um orgulho e privilégio. “Juntos com uma equipe fantástica no HO/UFU e com a direção e coordenações da Faculdade de Odontologia (FO/UFU), estamos avançando e ampliando oportunidades em todos os cenários”, reforça.

Atualmente, a unidade atende mais de 40 mil pacientes de toda a região do Triângulo Mineiro por ano, contando com serviço de emergência que funciona em regime de plantão 24 horas/dia. Ao completar 40 anos em 2022, se tornou uma meta do HO sua consolidação como referência na prestação de serviços de saúde bucal em nível nacional e reconhecimento internacional das evidências científicas que têm construído todos os dias no aprendizado e prática da odontologia.

A série "ESPECIALUFU45" reúne textos escritos por membros da equipe da Diretoria de Comunicação Social (Dirco), mas também está aberta à contribuição de outros integrantes da comunidade acadêmica da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). As sugestões de temas a serem abordados, bem como o envio de materiais para avaliação e, em caso de aprovação, posterior publicação, podem ser realizados por meio do formulário eletrônico disponível em: www.comunica.ufu.br/divulgacao.