Celebração

‘A Universidade Federal de Uberlândia é, sim, deles e delas’

Comunidades interna e externa da UFU comemoraram, em solenidade, os 45 anos de federalização da instituição

Publicado em 31/05/2023 às 08:33 - Atualizado em 22/08/2023 às 17:04

“O tema que queríamos expressar [nesta celebração de 45 anos de federalização] é exatamente o relacionamento entre a universidade e a sociedade”, disse o reitor da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Valder Steffen Junior, quando teve a palavra concedida na sessão solene em comemoração aos 45 anos de federalização da instituição. O evento, organizado pela equipe do gabinete do reitor, aconteceu no fim da tarde da última sexta-feira, 26, na Sala de Reuniões dos Conselhos Superiores, no prédio da Reitoria.

Todos os presentes puderam cantar o 'parabéns a você', executado pela Orquestra Popular do Cerrado. (Fotos: Alexandre Costa)

Estiveram presentes na solenidade, além de Steffen, as seguintes autoridades: o vice-reitor, Carlos Henrique Martins; o prefeito universitário, João Jorge Damasceno; os pró-reitores Elaine Saraiva Calderari (Pró-Reitoria de Assistência Estudantil), Hélder Eterno da Silveira (Pró-Reitoria de Extensão e Cultura), Kárem Cristina Ribeiro (Pró-Reitoria de Graduação), Carlos Henrique de Carvalho (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação), Márcio Magno Costa (Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas) e Darizon Alves de Andrade (Pró-Reitoria de Planejamento e Administração); e o assessor do reitor no Campus Monte Carmelo, José Humberto do Nascimento.

Para além das apresentações culturais do projeto “Pé de Moleque”, do Ballet Vórtice e da Orquestra Popular do Cerrado, a cerimônia contou também com homenagens a várias pessoas que representam diferentes grupos que compõem a UFU. Receberam placas de reconhecimento e agradecimento os técnicos administrativos Cilésia Aparecida Pereira e Milton Francisco dos Santos; os docentes Vânia Aparecida Martins Bernardes e José Antônio Galo; os discentes Felipe Cauãm de Souza Barros e Edivaldo Júnior Aparecido Carvalho; as funcionárias terceirizadas Julia da Silva Barbosa e Deuzita Baltazar da Silva; os membros da comunidade externa Antônia Aparecida Rosa e José Rubens Laureano da Conceição; além do ex-reitor Nestor Barbosa de Andrade, da gestão 1992/96.

Dentre as homenageadas, Julia Barbosa considerou a ocasião como um presente de aniversário, já que no dia seguinte (27/5), completaria mais um ano de vida. Ela, que é uma mulher trans, ressaltou o acolhimento que teve na universidade e como a UFU se mostra no compromisso de sempre agregar pessoas de diferentes etnias, orientações sexuais e outros grupos. “Eu sei que sou uma das pouquíssimas pessoas que tiveram e que têm essa oportunidade, mas isso a cada dia tem se aumentado e para mim isso é motivo de bastante alegria”, afirmoua Barbosa.

Julia Barbosa, uma das homenageadas do evento

De acordo com o reitor, a UFU tem um dever de gerar mudanças de vida. Ele também pontuou que muitas pessoas passam na porta da universidade achando que ela não é para elas. “O sonho tem que ser resgatado! A Universidade Federal de Uberlândia é, sim, deles e delas!”, completou. Valder Steffen Junior também lembrou do compromisso que a instituição tem enquanto órgão federal de educação e como é difícil cumprir esta missão com os recentes ataques orçamentários e o descrédito à ciência e à educação: “Todas as vezes que nos fazem mal, nos impedem de fazer o bem, enquanto um bem público, enquanto instituição em serviço do Brasil. Eu dizendo isso porque todos nós sentimos muito de perto o que significam os cortes orçamentários, as dificuldades associadas à pandemia, muitos tentando desacreditar do valor da vacina e da ciência.”