Extensão

Inscrições prorrogadas para a edição de 2024 do Programa de Extensão Integração UFU/Comunidade

Universidade Federal de Uberlândia apoia servidores na execução de projetos; investimento é de R$ 500 mil e envios de propostas devem ocorrer até 5 de fevereiro

Publicado em 29/11/2023 às 08:10 - Atualizado em 06/02/2024 às 11:13

Projeto promove a prática da alimentação saudável na escola; atividade foi realizada em edição anterior do Peic. (Foto: Proexc/Divulgação)

A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) incentiva a interação com a comunidade e a promoção da transformação social, conforme evidenciado pela publicação do Edital do Programa de Extensão Integração UFU/Comunidade - Peic 2024, uma ação da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc). A iniciativa tem como objetivo a ampliação da participação de docentes e técnicos administrativos em projetos de extensão e visa estimular a inclusão de estudantes nessas atividades. O prazo para os servidores enviarem projetos está aberto até 15 de janeiro.

As propostas devem estar alinhadas com as políticas institucionais da UFU, incluindo as focadas em idosos, diversidade étnico-racial, sexual, de gênero, e proteção das mulheres, além de induzir atividades que integrem a comunidade externa e valorizem a transformação social. Também é solicitado que as atividades estejam em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU).

Critérios e modalidades de participação

O edital aceita propostas somente de servidores da UFU, abrangendo as quatro cidades de atuação da universidade: Ituiutaba, Monte Carmelo, Patos de Minas e Uberlândia.

Os projetos devem se enquadrar em uma das cinco categorias temáticas previstas no edital:

1. Pessoa Idosa;
  2. Relações Étnico-Raciais;
  3. Diversidade Sexual e de Gênero;
  4. Valorização e Proteção das Mulheres e;
  5. Outros.

Inscrições e seleção

O envio de propostas deveria ser feito até o ´último dia 15 de janeiro, mas o prazo foi prorrogado, estendendo-se até 16h59 de 05/02/2024. O cadastro é no formato on-line, no site do Sistema de Informação de Extensão (Siex/UFU). A documentação necessária e os critérios para participação estão disponíveis na página oficial do Peic 2024.

A seleção será realizada em duas etapas distintas. Na primeira fase, ocorrerá uma análise do preenchimento do formulário Siex, avaliando a aderência aos requisitos previstos no edital.

Já na segunda etapa os projetos serão submetidos a uma análise e avaliação mais aprofundada, incluindo a emissão de um parecer sobre a pertinência do projeto. Essa fase, além de ser eliminatória, também determinará a classificação das propostas.

Financiamento e bolsas

O Peic 2024 destinará um orçamento total de R$ 500 mil, distribuídos entre as categorias propostas.

O edital apresenta distribuição de recursos financeiros específica por área. As categorias temáticas 1, 2, 3 e 4 receberão cada uma a quantia de R$ 50 mil. Já a categoria 5, voltada para temas não previstos nas categorias anteriores, terá investimento de R$ 300 mil.

Os recursos devem ser destinados à contratação de bolsista(s) de extensão, com atuação por, no mínimo, 4 (quatro) meses; e aos demais elementos de despesas de custeio. O valor mensal da bolsa de extensão é de R$ 700,00. Cada projeto poderá receber até R$ 10 mil.

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.

Palavras-chave: PEIC/UFU extensão professores técnicos administrativos