Diversidade

UFU inaugura novo espaço para comissões de ações afirmativas

Estrutura visa apoiar a implementação de políticas de diversidade e igualdade; sala está localizada no Bloco A do Campus Santa Mônica

Publicado em 16/11/2023 às 12:50 - Atualizado em 27/11/2023 às 11:51

Inauguração da sala das comissões de ações afirmativas aconteceu nesta quinta (16/11). (Foto: Milton Santos)

Um marco para a inclusão e a diversidade na Universidade Federal de Uberlândia (UFU) foi estabelecido nesta quinta-feira, 16 de novembro, com a inauguração de um novo espaço dedicado às comissões de ações afirmativas.

Na nova sala, localizada no Campus Santa Mônica, quatro comissões desempenham funções essenciais para promover a inclusão e valorização na UFU. O espaço será compartilhado pelas seguintes comissões:

• Comissão Permanente de Acompanhamento da Política Institucional de Valorização e Proteção da Mulheres (CPMULHERES);
  • Comissão Permanente de Acompanhamento da Política de Diversidade Sexual e de Gênero (CPDIVERSA);
  • Comissão Institucional de Educação das Relações Étnico-Raciais (CEER) e;
  • Comissão Institucional de Acompanhamento dos Estudantes Quilombolas e Indígenas (COAQUI).

Assessoradas pela Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (Proae), estas comissões têm a missão de conduzir e monitorar políticas afirmativas dentro da instituição, garantindo o respeito e a valorização da diversidade.

Espaço de Inclusão e Educação

inauguração sala comissões acoes afirmativas

O novo espaço, situado na Sala 146 do Bloco 1A, ao lado da agência do Banco do Brasil, não é apenas um local físico, mas representa o compromisso da UFU com a valorização da inclusão e da diversidade.

Valder Steffen Junior, reitor da UFU, destacou o papel crucial das comissões na evolução institucional, afirmando: "As comissões simbolizam o processo de implementação das ações afirmativas na UFU. A transformação da universidade é visível."

Já Elaine Saraiva Calderari, pró-reitora de Assistência Estudantil, enfatizou a importância deste novo espaço: “O objetivo é estruturar as comissões voltadas para as ações afirmativas.” Por fim, o pró-reitor de Extensão e Cultura, Hélder Eterno da Silveira, ressaltou o "caráter educativo do trabalho das comissões, focado na diversidade".

A inauguração do novo espaço faz parte de iniciativa da universidade que visa informar sobre os direitos humanos. Outras ações devem ser realizadas até o dia 10 de dezembro, data que marca o Dia Internacional dos Direitos Humanos.

Palavras-chave: Ações Afirmativas CPMulheres CPDIVERSA Proae PROEXC