Pular para o conteúdo principal
Saúde

UFU participa da elaboração de leis relacionadas à doença de Parkinson

Uberlândia passa a contar com o ‘Colar Tulipa Vermelha’ e o ‘Mês da Conscientização da Doença de Parkinson’

Publicado em 22/12/2023 às 10:26 - Atualizado em 22/12/2023 às 13:34

O mal de Parkinson é uma doença degenerativa que ainda não possui cura. (Imagem: Freepik)

No último dia 13 de dezembro foram aprovados na Prefeitura de Uberlândia dois projetos de lei visando melhora na qualidade de vida de pessoas com Parkinson. A elaboração das leis, apresentados na Câmara Municipal pela vereadora Gláucia da Saúde, foi feita em conjunto com o professor Adriano de Oliveira Andrade, coordenador do curso de Pós-Graduação em Engenharia Biomédica da Universidade Federal de Uberlândia (Feelt/UFU), a doutoranda em Engenharia Biomédica Luanne Cardoso Mendes e a diretora da Associação de Parkinson do Triângulo, Cristiane Ramos de Morais. 

O primeiro projeto é o “Colar Tulipa Vermelha”, que busca a identificação de pessoas com Parkinson. “Atualmente, devido aos sintomas da doença (lentidão, perda de equilíbrio e tremor), as pessoas com Parkinson são frequentemente constrangidas nas ruas, muitas vezes confundidas com pessoas embriagadas ou com outras deficiências. O uso do colar irá auxiliar a identificar quem possui a doença de Parkinson”, explica a pós-graduanda da UFU, idealizadora de um jogo que auxilia pessoas com Parkinson.

A outra iniciativa aprovada pelo Executivo é a criação do “Mês da Conscientização da Doença de Parkinson”. Este projeto foi idealizado para divulgar informações relacionadas ao tema, auxiliando na conscientização da população e desmitificação da doença. A escolha pelo quarto mês do ano se deu pelo fato de 11 de abril ser considerado o “Dia da Conscientização sobre a Doença de Parkinson”. 

“A aprovação destes dois projetos de lei é um importante passo para melhorar a vida da população com Parkinson na cidade de Uberlândia, dando voz àqueles que são portadores da doença e auxiliando na conscientização dos que não possuem familiaridade com ela”, opina Luanne Cardoso Mendes. 
 

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.

 

Palavras-chave: Parkinson Ciência e Saúde

A11y