Pular para o conteúdo principal
Tecnologia

Alunos e professores do curso de Arquitetura da UFU criam aplicativo de realidade aumentada

App possibilita visualizar modelos 3D de prédios que já foram demolidos

Publicado em 05/01/2024 às 10:38 - Atualizado em 12/01/2024 às 14:10

Monumentos históricos de Uberlândia são apresentados em 3D (Foto: Divulgação/FAUeD)

Estudantes e professores do curso de Arquitetura da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com o apoio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (PMIC), lançaram o aplicativo "Retomba" para quem deseja conhecer a história arquitetônica da cidade. O app foi desenvolvido como um acervo virtual do patrimônio cultural de Uberlândia e seus distritos, proporcionando aos usuários uma experiência imersiva através da realidade aumentada.

O Retomba é uma ferramenta que permite que os habitantes e visitantes de Uberlândia revisitem construções já demolidas, proporcionando uma jornada única através das “camadas históricas” que moldam a cidade. Utilizando técnicas de modelagem 3D, o aplicativo sobrepõe edifícios antigos aos atuais, possibilitando que os usuários visualizem a cidade como ela era no passado.

O app é resultado de um projeto universitário liderado pelos professores Luiz Carlos de Laurentiz, Gabriela Pereira Carneiro e Beatriz Alves Goulart Rocha. Ele se baseia nos estudos realizados pelo corpo docente e pelos estudantes do Núcleo de Teoria e História em Arquitetura e Urbanismo (NUTHAU) da Faculdade de Arquitetura, Urbanismo e Design (FAUeD) da UFU, abrangendo tanto pesquisas quanto atividades de extensão.

O estudante João Pedro Andrade, um dos criadores do aplicativo, explica que "os trabalhos desenvolvidos no Núcleo de Pesquisa foram essenciais para compor o acervo teórico e metodológico que utilizamos como base para o desenvolvimento das nossas pesquisas. Além disso, a escolha dos edifícios que fazem parte do nosso aplicativo teve como ponto de partida a bibliografia relativa aos edifícios de Uberlândia já produzida pelo núcleo".

 

 Mulher apontando a câmera do celular para um edifício
(Foto: Divulgação/ FAUeD)

O aplicativo está atualmente disponível para download exclusivamente em dispositivos Android através do site do projeto. Quanto aos dispositivos iOS, os idealizadores têm planos de lançar a versão correspondente no segundo trimestre de 2024. Além da capacidade de explorar os prédios antigos, vale ressaltar que os usuários também podem sugerir novas edificações por meio de um formulário específico.

 

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.

Palavras-chave: aplicativo arquitetura e urbanismo

A11y