Pular para o conteúdo principal
Educação

Que tal uma visita nos laboratórios de Microbiologia e Parasitologia da UFU?

Técnicos e docentes oferecem visitas guiadas para as escolas das redes pública e privada nos espaços da universidade

Publicado em 25/01/2024 às 08:23 - Atualizado em 05/02/2024 às 10:01

Foto: Paulo Vitor Ribeiro

 

Com o objetivo de possibilitar o acesso de estudantes dos ensinos fundamental e médio, de escolas públicas e privadas da cidade de Uberlândia e região, aos laboratórios de aulas práticas de Parasitologia e Microbiologia da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), os técnicos e docentes dos Departamentos de Parasitologia e Microbiologia do Instituto de Ciências Biomédicas (Icbim/UFU) oferecem às escolas visitas guiadas em laboratórios. A ação é denominada “Visitas escolares: mais que passeio, uma estratégia de educação em saúde” e é gratuita. 

O projeto de extensão tem o intuito de sanar uma fragilidade das escolas: a falta de infraestrutura que possibilite aos estudantes ter aulas práticas sobre microrganismos que causam diferentes doenças infectocontagiosas e parasitárias.

Técnico de laboratório do Icbim, Paulo Vitor Ribeiro enfatiza que foi essa carência estrutural que motivou a criação do projeto: “A partir disso, refletimos sobre a necessidade de a universidade propiciar seus espaços para a popularização dos conhecimentos relacionados à saúde pública, com enfoque na prevenção de doenças infectocontagiosas e parasitárias. Além disso, acreditamos que essa ação proporciona o interesse dos estudantes a ingressar futuramente em cursos da nossa instituição.” 

Ribeiro complementa que "a extensão universitária é uma ferramenta que auxilia os estudantes nesse aprendizado, melhorando a compreensão de toda a dinâmica de saúde, natureza e sociedade". Ainda de acordo com ele, por meio das visitas guiadas promovidas pelo projeto de extensão, os futuros acadêmicos têm contato com os laboratórios de aulas práticas e com as coleções biológicas micro e macroscópicas, de forma a fomentar o interesse e a discussão de diferentes assuntos relacionados à saúde, uma vez que esse debate é abordado de maneira contextualizada sobre os diferentes agentes causadores de doença e as formas de prevenção contra os mesmos, nos quais eles têm a oportunidade de conhecer diferentes materiais microscópicos e macroscópicos. 

As escolas que tiverem o interesse em participar do projeto devem entrar em contato via e-mail: deparufu@gmail.com. Por lá, receberão as orientações e um formulário de agendamento em que poderão apontar até três datas preferenciais para a realização da visita. O passeio acontece sempre às quintas-feiras, no período da manhã, durante todo o ano. Os laboratórios estão localizados no Bloco 4C do Campus Umuarama.

 

Folder com orientações para marcar a visita nos laboratórios

 

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU. 

 

Fotos: arquivo pessoal/Paulo Vitor Ribeiro

Palavras-chave: visita guiada #VEMPRAUFU laboratórios ICBIM Microbiologia e Parasitologia

A11y