Dia Internacional da Doação de Livros é celebrado nesta quarta-feira (14/2)

Bibliotecas da UFU recebem tanto livros doados por seus estudantes quanto pela comunidade externa

Publicado em 14/02/2024 às 17:50 - Atualizado em 19/02/2024 às 08:56

Foto: Milton Santos

Anualmente, 14 de fevereiro marca o "Dia Internacional da Doação de Livros", uma iniciativa que visa enriquecer as bibliotecas, promovendo o acesso à informação e o desenvolvimento educacional. Com um acervo de mais de 1,3 milhão de títulos, entre materiais físicos e digitais, as bibliotecas da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) aceitam doação de material informacional. Podem ser repassados a elas livros, partituras, periódicos, vídeos (DVD/Blu-Ray), materiais sonoros (CD/DVD) e normas técnicas, sendo necessário consultar as bibliotecas para outros materiais.

Todo material oferecido ao Sistema de Bibliotecas (Sisbi/UFU) passa por uma análise prévia, alinhada às políticas locais, visando o crescimento qualitativo e quantitativo do acervo. O doador é informado sobre a aceitação da obra e os procedimentos para a entrega. A doação é facultada a todos os cidadãos, e o processo deve ser realizado por meio do Sistema Doações, conforme as normativas do Governo Federal. O acesso a esse sistema requer cadastro na conta Gov.br  proporcionando, também, a utilização de diversos serviços públicos digitais.

Joilsa Fonseca, responsável pela Divisão de Aquisição e Processamento Técnico (DIAPT) das Bibliotecas UFU, deu detalhes de como os livros são escolhidos para se tornarem parte do acervo da universidade. Segundo ela, “a biblioteca se atualiza constantemente, assim seguindo processos de análises, como: ter sempre as edições mais recentes dos títulos e se aquele exemplar possui demanda de circulação”. Também é feita uma análise de material para decidir para qual biblioteca aquele conteúdo será destinado.

Bibliotecária à frente do Setor de Seleção e Aquisição (Sesel) das Bibliotecas UFU, Kelma Patrícia de Souza falou sobre o Projeto Bookcrossing, iniciado em 2014: “Este projeto, inserido em uma iniciativa global de estímulo à leitura, permite que as pessoas doem livros e os identifiquem. Os livros são, então, disponibilizados em pontos estratégicos, como uma prática de 'livre circulação', onde outras pessoas podem encontrá-los, ler e depois deixá-los em outro local para que outros possam fazer o mesmo.” A iniciativa tem como objetivo incentivar a disseminação de livros e promover a leitura de forma interativa.

Outra ação das Bibliotecas UFU para fomentar a doação de livros é o Projeto Cortesia, que destina obras identificadas com etiquetas, permitindo que os usuários levem os livros para casa. Essa prática não apenas incentiva a leitura, mas também atende às necessidades daqueles que podem não conseguir acessar os livros de outra forma.

Após a oferta da doação via Sistema Doações ser aceita pelo Sisbi/UFU, a entrega da(s) obra(s) deve ser realizada na Biblioteca Central Santa Mônica. O termo de doação será assinado via processo aberto no Sistema Eletrônico de Informações (SEI). Para auxiliar os usuários no cadastro na conta Gov.br e na oferta de doações no Sistema Doações, foi disponibilizado o Manual de Doação de Material Informacional

Participe ativamente do Dia Internacional da Doação de Livros, contribuindo para a construção de bibliotecas ricas e acessíveis a todos!