Campus Santa Mônica

Semana do Livro promove a cultura e incentiva a leitura na UFU

Iniciativa do Sistema de Bibliotecas, em parceria com a Edufu e a Divisão de Cultura, evento ocorreu de 25 a 28 de abril e contou com a presença de diversos convidados

Publicado em 02/05/2023 às 14:11 - Atualizado em 22/08/2023 às 17:04

Equipe presente na inauguração do Doce Jardim, realizada em 26 de abril, no Campus Santa Mônica. (Foto: Marco Cavalcanti)

Na Semana do Livro, ocorrida na semana passada, de 25 a 28 de abril, foram realizadas várias atividades para incentivar e promover a cultura na Universidade Federal de Uberlândia (UFU). A iniciativa partiu de uma parceria entre o Sistema de Bibliotecas (Sisbi), por meio de sua Comissão de Cultura e Diversidade (CCDBIB), a Editora da Universidade Federal de Uberlândia (Edufu) e a Divisão de Cultura (Dicult).

A Semana do Livro surge em decorrência do Dia do Livro, comemorado no dia 23 de abril - também conhecido como Dia Mundial do Livro e dos Direitos Autorais. A data foi escolhida para homenagear dois grandes escritores da literatura mundial: William Shakespeare e Miguel de Cervantes. Ambos morreram neste mesmo dia, no ano de 1616.

Com o intuito de fomentar a leitura, a escrita, a publicação, a proteção dos direitos autorais, além da disseminação do conhecimento, durante os quatro dias de evento, ocorreram palestras e debates com convidados que falaram sobre assuntos relacionados a livros. A programação também contemplou o lançamento de obras de autores locais e nacionais. A ação faz parte do projeto de extensão “Biblioteca Cultural”, que tem como objetivo incentivar a leitura e promover a cultura na comunidade universitária.

"A Edufu, como editora universitária da UFU, possui um papel indispensável nesse processo, pois é responsável pela publicação de livros academicamente qualificados, fundamentais para a formação intelectual de estudantes e pesquisadores. Além de promover a realização de eventos culturais", ressalta Alexandre Guimarães, diretor da Edufu.

Palavras-chave: Semana do livro Bibliotecas UFU edufu livros UFU