Novas obras

Edufu abre chamada para livros de coleções e séries

Proposições podem ser enviadas até esta sexta-feira, 30 de junho

Publicado em 15/05/2023 às 14:27 - Atualizado em 22/08/2023 às 17:04

A Editora da Universidade Federal de Uberlândia (Edufu) torna pública a chamada para proposição de novos títulos para integrarem as suas coleções e séries. Conforme o cronograma, o prazo para envio de proposições foi aberto em 1º de maio e prossegie até 30 de junho de 2023; quando à publicação, deverá ocorrer de 12 a 24 meses, a partir da data de assinatura do contrato.

Proposição

Os livros serão propostos pelos coordenadores das coleções/séries e o contrato das obras deverá ser assinado pelos autores/organizadores e também pelo(a) coordenador(a) da coleção ou série. Nesta chamada, será aceita apenas uma proposição por coordenador, sendo que que ela deverá ser enviada via Sistema Eletrônico de Informações (SEI/UFU), por meio de processo do tipo “Documentação e Informação: Editoração. Programação Visual”. Exige-se que sejam anexados os seguintes documentos:

• Formulário de proposição do livro preenchido e assinado pelo(a) coordenador(a) e autores/organizadores;
  • Parecer de membro da Comissão Editorial ou de consultor ad hoc academicamente qualificado na área de conhecimento do livro proposto;
  • Parecer de membro da Comissão Consultiva ou de consultor ad hoc academicamente qualificado na área de conhecimento do livro proposto;
  • Declaração de direito autoral (quando for o caso);
  • Declaração de direito de uso de imagem (quando for o caso);
  • Certificação do Comitê de Ética em Pesquisas com Seres Humanos (quando for o caso);
  • Termo de Cessão de Direitos de Uso de Texto em Obra Coletiva ou Termo de Delegação de Competência (para obras coletivas).

Características dos originais e processo editorial

A proposta de publicação precisa ter passado por revisão prévia de Língua Portuguesa. Caso ela seja realizada por profissionais de revisão, os nomes deverão ser disponibilizados para constarem nos créditos da obra. A correção textual e a normalização estarão sujeitas à análise e aprovação do setor de revisão da Edufu. Após o texto ser aprovado para publicação, somente serão aceitas alterações solicitadas pelos pareceristas e pela editora.

A verificação da correção textual será realizada por amostragem. A finalidade dessa análise é atestar que os originais obedecem rigorosamente à norma culta da Língua Portuguesa, observando-se os critérios de coesão e coerência textuais e os preceitos do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. Caso isso não se verifique, o texto em análise será eliminado e não poderá seguir para as próximas etapas de avaliação.

Citações e referências devem estar normalizadas e padronizadas. A correção das citações e referências estará sujeita à análise e aprovação do setor de revisão da Edufu. Caso a revisão não tenha sido realizada pelo próprio autor, o nome do revisor deverá ser informado para constar nos créditos da obra. O estilo preferencial consta no Guia para Normalização de Publicações Técnico-Científicas publicado pela Edufu, podendo ser aceito outro pertinente à área acadêmica. Todas as citações do corpo do texto devem estar referenciadas.

O proponente assume a responsabilidade quanto à originalidade, ineditismo e proteção aos direitos à imagem e autoria alheios. Assim, poderá ser responsabilizado civil e criminalmente por plágio e por outras violações de direitos autorais que possam estar contidas nos originais. Ainda sobre esta questão, todas as obras passarão por verificação de plágio com a utilização de softwares específicos, devendo, portanto, ser automaticamente descartadas no caso de detecção de plágio.

A Edufu disponibilizará modelos de arquivos visuais (templates) e de normalização dos textos para os coordenadores de coleção, a fim de que possam entregar o material pré-formatado, conforme as normas de publicação da editora. Serão descartadas as obras que, por algum dos motivos listados, não estiverem adequadas para publicação.

Após avaliação inicial, as obras recebidas irão tramitar na Edufu. A decisão sobre a publicação caberá ao Conselho Editorial, com possibilidade de: publicação; publicação com alteração; não publicação por mérito; ou não publicação por questões de prioridade editorial ou impossibilidade operacional.

Palavras-chave: chamada Séries coleções livros lançamentos edufu UFU