Pular para o conteúdo principal
Nutrição

Liga Acadêmica de Alimentação Vegetariana é aprovada oficialmente no curso de Nutrição da UFU

Instituída como uma liga acadêmica multiprofissional, a Laav foi criada para que estudantes de outros cursos de graduação possam participar das atividades. Equipe planeja presença no 'Vem pra UFU'

Publicado em 16/02/2024 às 18:51 - Atualizado em 26/02/2024 às 08:27

Exemplos de alguns itens incorporados na alimentação vegetariana. (Foto: Freepik)

 

Efetivamente oficializada em 23 de janeiro de 2024, a Liga Acadêmica de Alimentação Vegetariana (Laav) foi aprovada no curso de Nutrição, no âmbito da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Uberlândia (Famed/UFU). Entidade estudantil, sem fins lucrativos, criada e coordenada por estudantes, atualmente quem está à frente da liga é a professora Grazieli Benedetti Pascoal. 

Ela explica que a Laav foi instituída como uma liga acadêmica multiprofissional, ou seja, com o intuito de ser aberta à participação de estudantes de outros cursos de graduação da UFU, dentre eles: Psicologia, Medicina, Enfermagem, Fisioterapia, Ciências Sociais e Educação Física. “A iniciativa surgiu a partir de estudantes do curso de graduação em Nutrição que são vegetarianos e que me procuraram para criar a liga, a fim de que eu pudesse atuar como a docente-orientadora”, comenta Pascoal.

Ainda conforme a professora, o motivo pelo qual os estudantes intencionaram ter uma liga específica foi para tratar sobre alimentação vegetariana, visto que este tema está em destaque e tem ganhado popularidade nas discussões. Outro ponto é que eles planejam aprofundar cientificamente sobre o assunto, com o intuito de levantar outras pautas sensíveis e que estão em estreita relação com a alimentação vegetariana, dentre as quais podem ser citadas: motivações filosóficas e/ou éticas à adesão da alimentação vegetariana; vegetarianismo e ética animal; vegetarianismo e sustentabilidade ambiental; alimentação vegetariana e sua relação com a saúde humana; sistemas alimentares e modos de produção de alimentos; entre outros assuntos correlatos.

Pascoal enumera os objetivos da Laav: "Promover a integração entre alunos de graduação, professores  e profissionais da saúde; oferecer oportunidades aos seus membros, bem como ao corpo docente e discente para desenvolver o aprofundamento teórico e prático no campo da alimentação vegetariana; incentivar a ampliação do ensino, da pesquisa e da extensão no campo da alimentação vegetariana; realizar cursos e eventos integrativos com a comunidade acadêmica e sociedade, a fim de aprofundar sobre a temática da alimentação vegetariana; e auxiliar no aperfeiçoamento do atendimento e da promoção da qualidade de vida à comunidade."

Na avaliação da docente-orientadora, a liga transcende as questões de ensino dentro da comunidade acadêmica e abrange as demandas da comunidade em geral. "Uma vez que há uma quantidade significativa de vegetarianos e veganos em Uberlândia e região, e não há matérias específicas sobre o tema na universidade”, argumenta, pontuando que a criação da Laav é uma oportunidade para promover troca de experiências, saberes, e ainda contribui para a capacitação de estudantes, a fim de atender as demandas do público vegetariano e vegano. "Além disso, a área da pesquisa e extensão abre espaço para descobertas científicas e disseminação de conhecimentos para todos os interessados no assunto, não só para os profissionais", aponta.

 

Planos

Questionada sobre as atividades atuais da Liga Acadêmica de Alimentação Vegetariana, a professora informa que a equipe tem realizado reuniões reservadas aos seus membros, tendo estes encontros com o objetivo de organizar o calendário de eventos e ações. “Dentre eles, já estamos elaborando nossa atuação no ‘Vem pra UFU’ deste ano, que contará com atividades teóricas e práticas, além de oferecer ao público amostras de preparações vegetarianas”, revela.

Em relação às parcerias, Pascoal conta que alguns profissionais especialistas na área já sinalizaram interesse em realizar palestras e participar de reuniões da Laav. Por fim, ela menciona que o Grupo de Pesquisa, Ensino e Extensão em Ética Animal da UFU/CNPq, alocado no Campus Santa Mônica, poderá, inclusive, agregar conhecimento em qualquer evento executado pela liga. Ainda sobre as atividades em colaboração com frentes externas à área acadêmica, a docente-orientadora afirma que “outra oportunidade interessante são as feiras veganas em Uberlândia, repletas de opções saborosas, desde quitandas e queijos veganos até produtos alimentícios artesanais de diferentes categorias”.

 

 

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.

 

Palavras-chave: Nutrição Famed liga acadêmica Vem pra UFU

A11y