Governo Federal

Professora da UFU assume cargo de direção no Ministério da Saúde

Flávia do Bonsucesso Teixeira chega à diretoria do Programa da Secretaria de Atenção Especializada à Saúde

Publicado em 11/04/2023 às 11:34 - Atualizado em 22/08/2023 às 17:04

Flávia Teixeira é a nova diretora do Programa da Secretaria de Atenção Especializada à Saúde. (Foto: Arquivo Pagu/Unicamp)

Flávia do Bonsucesso Teixeira, docente da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), é a nova diretora do Programa da Secretaria de Atenção Especializada à Saúde (Saes), vinculado ao Ministério da Saúde. A nomeação ocorre com o objetivo de integrar as ações de atenção à saúde voltadas às populações vulnerabilizadas e fortalecer o diálogo com outras secretarias e ministérios. A cessão foi autorizada pelo reitor da UFU, Valder Steffen Junior, conforme publicação na edição do dia 10 de abril do Diário Oficial da União.

Ao assumir a diretoria do programa da Saes, Teixeira pretende "pensar transversalmente as ações de atenção à saúde para as populações vulnerabilizadas no âmbito da secretaria e suas articulações com outras secretarias que compõem o Ministério da Saúde e também no diálogo com as políticas públicas desenvolvidas nos outros ministérios".

A valorização do Sistema Único de Saúde (SUS) também a motiva no novo desafio. "Aceitei o convite do secretário Helvécio Miranda por compartilharmos do princípio de que o SUS é a maior política de promoção de justiça social do mundo”, resume a professora.

Em Brasília, ela se junta a outro docente da Universidade Federal de Uberlândia que ingressou no Ministério da Saúde neste ano. Conforme também noticiado pelo Comunica UFU, desde janeiro, Nilton Pereira Júnior é o diretor do Departamento de Atenção Hospitalar, Domiciliar e de Urgência - órgão também vinculado à Saes.

Trajetória acadêmica e profissional

Flávia do Bonsucesso Teixeira possui graduação em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG/1991), especialização em Sociologia (1994) e mestrado em Educação (2000) - ambos pela UFU. Ela concluiu o doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em 2009, e o pós-doutorado na Itália, pela Università degli Studi di Milano (2009-2010).

Na UFU, a professora atuou na Faculdade de Medicina (Famed), no Departamento de Saúde Coletiva, e também como docente do Programa de Pós-Graduação em Saúde da Família (PPGSAF). Seus principais temas de interesse incluem gênero, sexualidade, prostituição, migrações e conjugalidades. Ela também integra a rede de trabalho sobre gênero, migrações e tráfico de pessoas do Núcleo de Estudos de Gênero Pagu, da Unicamp.

Palavras-chave: Ministério da Saúde Flávia do Bonsucesso Teixeira Famed UFU