Cessão

Professor da UFU assume cargo de direção no Ministério da Saúde

Ex-superintendente do Hospital de Clínicas e ultimamente responsável pela coordenação do curso de Medicina, Nilton Pereira Júnior assume o Departamento de Atenção Hospitalar, Domiciliar e de Urgência

Publicado em 23/01/2023 às 08:24 - Atualizado em 22/08/2023 às 17:04

Docente da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Uberlândia (Famed/UFU), Nilton Pereira Júnior é o novo diretor do Departamento de Atenção Hospitalar, Domiciliar e de Urgência, órgão vinculado à Secretaria de Atenção Especializada à Saúde, do Ministério da Saúde. A cessão foi solicitada pela ministra Nísia Verônica Trindade Lima e confirmada em portaria publicada nesta segunda-feira, 23/01, no Diário Oficial da União.

“É uma grande honra e uma imensa responsabilidade fazer parte da gestão federal do Sistema Único de Saúde (SUS), em um cenário de intenso desmonte das políticas públicas de saúde e de piora das condições de vida e sanitárias da população brasileira”, pondera Pereira.

O Departamento de Atenção Hospitalar, Domiciliar e de Urgência atua diretamente na gestão hospitalar. É responsável por formular e coordenar políticas e programas de atenção hospitalar e domiciliar e tem atribuição de atuar em catástrofes e pandemias. É responsável, ainda, pelo gerenciamento do atendimento nos serviços de urgência e emergência do SUS.

Pereira explica como será sua atuação e os principais objetivos no Ministério da Saúde: “Minhas funções serão ajudar a reconstruir e qualificar a Política Nacional de Atenção Hospitalar e o Programa de Certificação dos Hospitais de Ensino; promover a articulação dos Hospitais Universitários Federais da Rede Ebserh com as Universidades e o SUS; a ampliação da Rede de Urgência e Emergência, composta pelo Samu, pelas UPAs e pelos Hospitais de Referência; e qualificar os serviços de Atenção Domiciliar em todo o país.”

Carreira e currículo

Nilton Pereira Júnior é médico sanitarista graduado pela UFU (2008) e autor do livro “O apoio institucional no SUS: Os dilemas da integração interfederativa e da cogestão” - fruto de seu projeto de mestrado em Saúde Coletiva, obtido em 2013 pelo Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Também por esta instituição paulista, conquistou em 2019 o título de doutor em Saúde Coletiva.

Docente da equipe da Famed/UFU desde 2014, desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão no Departamento de Saúde Coletiva e atua, ainda, como pesquisador vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador (PPGAT/UFU). Desde abril de 2022, ocupava o cargo de coordenador do curso de graduação em Medicina.

Pereira tem experiência na gestão pública e hospitalar. No Hospital de Clínicas da UFU (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares - Ebserh) foi gerente de Ensino e Pesquisa (2019/2020) e superintendente (2020/2021). Foi diretor de Atenção à Saúde da Prefeitura de Uberlândia (2013/2014) e superintendente executivo na Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba (2013). No Ministério da Saúde, foi diretor de programas da Secretaria Executiva (2011/2012). De 2015 a 2018, foi vice-presidente da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco).