SUSTENTABILIDADE

Projeto de Sustentabilidade e Saúde é lançado no Hospital de Clínicas da UFU

Iniciativa visa identificar práticas sustentáveis e analisar impactos das mudanças climáticas no ambiente hospitalar

Publicado em 18/03/2024 às 16:43 - Atualizado em 20/03/2024 às 08:55

Equipe do HC-UFU na recepção do Grupo de Pesquisa (Foto: Arquivo pessoal)

Em uma iniciativa pioneira, o Grupo de Pesquisa Desenvolvimento Regional Sustentável (GPDRS) e o Laboratório de Inteligência Artificial Aplicada (LiA2) deram início às atividades do Projeto de Sustentabilidade e Saúde no Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC/UFU). O projeto tem como objetivo principal investigar práticas sustentáveis já adotadas nos hospitais, como a gestão eficiente de resíduos, o uso racional de energia e água, a promoção da mobilidade sustentável e a implementação de práticas de compra ecológica. Além disso, buscará entender a percepção dos profissionais e estudantes da área de saúde em relação aos efeitos das mudanças climáticas em seu ambiente de trabalho, através da elaboração de um instrumento de coleta de dados.

Composto por seis bolsistas de Iniciação Científica dos cursos de Medicina, Administração, Psicologia e Sistema de Informação, sob a orientação das professoras Jaluza Borsatto, Aracy Araújo e Carla Macolin da Faculdade de Gestão e Negócios (Fagen/UFU), além de duas alunas de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGAdm/UFU), o grupo visa abordar os desafios das mudanças climáticas e seus impactos na saúde, através de uma perspectiva multidisciplinar.

No encontro inicial, ocorrido neste mês, o grupo foi recebido pelo Chefe da Unidade de Gestão da Pesquisa Clínica (UGPESQ) do HC/UFU, Roberto Ranza, e sua equipe. Durante a reunião, foram discutidas as ações do grupo e alinhados os procedimentos com a disponibilidade de acesso ao hospital, assim como organizado o cronograma de trabalho.

Outro aspecto crucial do projeto é a aplicação de métodos de inteligência artificial para auxiliar na elaboração de um inventário de emissão de gases do efeito estufa adaptado à realidade dos hospitais em estudo. Para isso, contarão com a colaboração da professora Mirian Takimura da Fagen e do professor Fernando Caixeta do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM).

Palavras-chave: sustentabilidade saúde HC UFU