comunicado

Homenagem póstuma da coordenação do curso de Física - Licenciatura ao professor Flávio Antônio Martins

Publicado em 29/04/2021 às 09:54 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:20

O ensino de Física de Uberlândia está de luto. Não estão de luto apenas os amigos e colegas de profissão do jovem professor Flávio Antônio Martins, vitimado pela Covid-19, mas também os professores do curso de licenciatura em Física da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) que tiveram a oportunidade de conhecê-lo durante a sua graduação, concluída em 2005.

Já como profissional e atuando em diversas escolas do Ensino Médio de Uberlândia, estabeleceu um canal ativo de interação escola-universidade. Em decorrência desta interação, contribuiu efetivamente para a criação e consolidação da versão estudantil do Núcleo de Pesquisa em Tecnologias Cognitivas (Nutec-Junior), do Instituto de Física da UFU, indicando estudantes da Educação Básica para participar de projetos de iniciação científica júnior na universidade, junto ao referido grupo de pesquisa.

Diversos estudantes indicados pelo Prof. Flávio permaneceram no Nutec por muitos anos e hoje são estudantes universitários. Sempre comprometido com a área educacional, o Prof. Flávio atuou como supervisor do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibid-Física), de 2011 a 2017, e nunca mediu esforços para buscar inovações e parcerias interinstitucionais para suas aulas de Física.

Sorte de seus estudantes e daqueles que usufruíram dessa inquietação pessoal, que o levou a cursar o Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da UFU – Mestrado Profissional e defender sua dissertação de mestrado em 2017, orientado pela Profa. Dra. Silvia Martins dos Santos (Infis/UFU). Ultimamente, atuava como professor preceptor no programa Residência Pedagógica da UFU.

Uma lacuna muito grande no desenvolvimento do ensino de Física na região foi estabelecida com o seu precoce falecimento. Mais uma grande dor nos acomete. Que a sua perseverança em situações difíceis permaneça em nossas memórias como a grande herança da sua passagem pela Terra.

Ricardo Kagimura

Coordenador do curso de Física - Licenciatura na UFU