comunicado

Comunicado oficial sobre incêndio nas proximidades do Campus Glória nesta sexta-feira (6/9)

Publicado em 06/09/2024 às 16:40 - Atualizado em 06/09/2024 às 16:44

A Prefeitura Universitária (Prefe) informa que o incêndio começou por volta das 14h25 desta sexta-feira, 6 de setembro, próximo à alça de acesso da BR-365, no viaduto que passa perto do Campus Glória da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). O fogo se alastrou rapidamente por causa da vegetação seca e da baixa umidade. Assim que a fumaça foi detectada, tanto pela equipe de Vigilância quanto pela equipe de videomonitoramento, o Corpo de Bombeiros foi acionado. Também foram chamadas as equipes de jardinagem e funcionários da Fazenda Glória da UFU, que compareceram ao local com caminhões-pipa e tratores.

Como o fogo estava alto, houve solicitação para a suspensão das aulas. Dessa forma, docentes, estudantes, técnicos e demais servidores, com a ajuda de porteiros e vigilantes, deixaram o campus. O ônibus Intercampi foi colocado à disposição para facilitar a retirada da comunidade universitária.

Segundo Janderson Cristian Ferreira, assessor da Prefeitura Universitária, apesar do dano ao meio ambiente, não foi registrado prejuízo material à UFU. Ele explicou que são feitas roçagens regulares nas áreas próximas aos prédios e às vias de acesso, além de aceiros em lugares estratégicos, como em pontos de energia elétrica e de cabeamento de rede de internet. A Polícia Militar também compareceu ao local.

O Campus Glória, aprovado em 2011, recebeu as primeiras aulas no início de 2016. A área, de 2.937.044,00 m², está situada na Zona Sul de Uberlândia (MG). Nele são ministradas aulas dos cursos de Agronomia, Engenharia Aeronáutica, Engenharia Ambiental, Engenharia Mecânica, Engenharia Mecatrônica, Medicina Veterinária e Zootecnia.

Palavras-chave: Nota comunicado Incêndio evacuação Campus Glória