FACIP realiza Colóquio “Ecos Marxistas”

Evento vai discutir o pensamento marxista relacionado a problemáticas atuais

Publicado em 05/06/2014 às 16:51 - Atualizado em 15/09/2023 às 16:12

Acontece nos dias 25, 26 e 27 de junho o 1.º Colóquio Contemporâneo de História e Filosofia “Ecos Marxistas”. O evento terá mesas-redondas, palestras, minicursos, feira de livros, mostra fotográfica e atividades culturais que ocorrem nos auditórios I e II da Faculdade de Ciências Integradas do Pontal (Facip/UFU).

O colóquio é resultado da iniciativa de alunos de graduação dos cursos de História e Geografia da Facip, que acreditam que o pensamento marxista permanece atual e incontornável. Algumas preocupações servem de ponto de partida para discussão, como por exemplo, o capitalismo avassalador, a sociedade desigual, as crises, a questão dos (as) trabalhadores (as), a invisibilidade da pobreza e a marginalização das causas sociais. De acordo com a organização do evento, “a proposta desse debate é perceber como as contribuições marxistas são indispensáveis para pensarmos em problemáticas que continuam abertas.”

Sobre a expectativa para o evento, os organizadores afirmam: “esperamos que esse evento fortaleça e estreite os laços entre os pesquisadores dessa temática, assim como instigue nos alunos da graduação e da pós-graduação a conhecer e aprofundar os estudos nessa perspectiva tão profícua e viva”. As inscrições serão feitas no primeiro dia do colóquio, 25/06. Confira a programação aqui.

Nome do Responsável
Faculdade de Ciências Integradas do Pontal
Auditórios I e II da Faculdade de Ciências Integradas do Pontal (Facip/UFU)
Data do Evento