Casadinho Cultural discute “Espaço”

Projeto do Ileel é aberto a toda a comunidade

Publicado em 28/07/2014 às 17:49 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:12

O Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e a Secretaria de Municipal de Cultura de Uberlândia promovem nesta quinta-feira, 31/07, mais um encontro do projeto de extensão “Casadinho Cultural”. A iniciativa tem o objetivo de promover na comunidade reflexões sobre diversos temas contemporâneos. Neste mês, o tema a ser discutido é “Espaço”.

Com uma abordagem interdisciplinar, os encontros são mensais, trazendo como palestrantes professores de diversas áreas da UFU. Como explica o coordenador do Mestrado em Teoria Literária, Fábio Figueiredo Camargo, a ideia é abrir o debate para o público externo à UFU. “São mesas-redondas mais livres, fora do contexto acadêmico”, diz.

Os temas foram definidos tendo como base as pesquisas da pós-graduação do Ileel. O tema deste mês foi escolhido porque, segundo Camargo, é a partir da descrição do espaço que o leitor entra em contato com o texto literário. “A gente tem a necessidade de discutir o espaço em que as pessoas habitam”, afirma.

A mesa-redonda será composta por Maria Ivonete Santos Silva, do Ileel (“O espaço e suas implicações na construção do texto literário contemporâneo”), Denise Labrea Ferreira, do Instituto de Geografia (“Mobilidade urbana e qualidade de vida”) e Humberto Guido, do Instituto de Filosofia (“A disciplina como problema: a interdisciplinaridade na perspectiva da transdisciplinaridade”).

Os encontros são realizados sempre na última quinta-feira do mês, na , das 20h às 22h. Os próximos temas são: “Memória” (28 de agosto), “Transculturação” (25 de setembro), “Livro” (30 de outubro), “Intermídias” (27 de novembro) e “Satanismo” (11 de dezembro). Mais informações sobre o projeto podem ser obtidas pelo telefone (34)3239-4487.

Nome do Responsável
Instituto de Letras e Linguistica
Casa da Cultura de Uberlândia (Praça Coronel Carneiro, 89 – no bairro Fundinho)
Data do Evento