Congresso reúne pesquisadores de Engenharia Mecânica

Evento é um dos mais importantes da área

Publicado em 29/07/2014 às 16:45 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:12

A Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com apoio da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), vai realizar, de 10 a 15 de agosto, o Congresso Nacional de Engenharia Mecânica. Promovido pela Associação Brasileira de Engenharia e Ciências Mecânicas (ABCM) e realizado a cada dois anos desde 1990, o congresso é um dos mais importantes eventos da área.

Serão realizadas três palestras plenárias, amplas, para todos os presentes e outras palestras temáticas, específicas para determinadas áreas, como engenharia aeroespacial. Quase 800 trabalhos serão apresentados (todos oralmente) em 10 sessões técnicas. Estão programados, também, quatro minicursos. As atividades serão realizadas no Center Convention.

A palestra de abertura, no domingo (10/07), ficará a cargo de Evaldo Ferreira Vilela, diretor da Diretoria de Ciência, Tecnologia e Inovação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) e ex-reitor da Universidade Federal de Viçosa (UFV).

Outras duas palestras plenárias fazem parte da programação. No dia 11, a de Álvaro Toubes Prata (Secretário Nacional de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e ex-reitor da Universidade Federal de Santa Catarina) e, no dia 12, a de Paulo Augusto Vivacqua (presidente da Academia Nacional de Engenharia).

O congresso terá como tema Engenharia para inclusão. “A inclusão tem esse viés social, mas, neste caso, é colocar a engenharia não só nas grandes capitais, não só nos grandes centros, não só onde tem a grande indústria, mas permitir que a engenharia brasileira inclua o interior, exatamente para que a gente possa ter um país mais uniforme neste aspecto de desenvolvimento de tecnologia, de inovação, de indústria”, comenta Valder Steffen, professor da Faculdade de Engenharia Mecânica da UFU e presidente da comissão organizadora.

No dia 13 haverá uma assembleia para os associados da ABCM e, entre as atividades culturais, está programada, para o dia 10/07, uma apresentação da UDI Cello Ensemble, orquestra de violoncelos da UFU.

Ainda é possível realizar inscrições para o evento. As informações para o procedimento estão disponíveis no endereço www.conem2014.com.br
Nome do Responsável
Faculdade de Engenharia Mecânica