XVI Semana da Amamentação do HCU-UFU

Tema deste ano é "Amamentação: um ganho para toda vida"

Publicado em 31/07/2014 às 16:26 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:12

Por Assessoria de Comunicação HCU/UFU

Com o tema “Amamentação: Um ganho para toda vida”, tem início nesta sexta-feira, 1°, e vai até o dia 07/08, a  Semana da Amamentação. Em Uberlândia, o evento, que está na 16º edição, é promovido pelo Hospital de Clínicas de Uberlândia da Universidade Federal de Uberlândia (HCU- UFU) com o apoio da secretaria Municipal de Saúde.

Neste ano, o projeto ressalta a importância do Aleitamento Materno, que proporciona nutrição de ótima qualidade, além de contribuir para a redução da mortalidade infantil, o desenvolvimento cognitivo da criança, promover a saúde e a autonomia da mulher, assegurar a sustentabilidade ambiental e conferir benefícios econômicos para a família e a nação.

Como parte da programação, no dia 06/08, no Anfiteatro do Bloco 2A - campus Umuarama, a partir de 12h30, serão realizadas palestra e mesas-redondas. O presidente do Departamento Científico de Aleitamento Materno da Sociedade Brasileira de Pediatria, Luciano Borges Santiago, abordará o tema “Redução da mortalidade infantil”. A mesa-redonda “Promoção de igualdade de gênero e da autonomia das mulheres”, que terá a participação de Cláudia Regina Braga da Cruz, professora da Universidade de Uberaba e integrante da ONG SOS Mulher, encerra as atividades do evento.

A Semana Mundial de Amamentação foi criada em 1992 pela Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno (WABA) e acontece em mais de 120 países.

Ações incentivam, apoiam e promovem a amamentação

Durante todo o ano, o HCU-UFU realiza ações de incentivo ao aleitamento materno. Por meio de palestras, reuniões e consultas individualizadas, o ato é estimulado durante o pré-natal e logo após o parto.

O HCU-UFU possui, também, um Banco de Leite Humano, que tem como objetivo a promoção e o apoio ao aleitamento. Por meio do Disque Amamentação, (34) 3218-2666, as mães podem esclarecer dúvidas e obter informações.

O serviço oferece ainda a Consulta de Amamentação, com pediatra, a todas as mães que procuram o Banco de Leite, independentemente de terem tido ou não o bebê no HCU-UFU. O agendamento normalmente é feito para o mesmo dia, pois as dificuldades com o aleitamento devem ser resolvidas o mais rápido possível.

Mães de bebês prematuros com dificuldades para amamentar também contam com o banco para retirar o leite e armazená-lo até que o bebê consiga sugar corretamente o peito. Outra função do Banco de Leite é incentivar a doação de leite humano, que passa por um rígido controle de qualidade, por meio de um processo de pasteurização e análise microbiológica e é oferecido aos bebês internados na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal, no Berçário e de outras unidades do hospital com diferentes indicações clínicas.

Confira a programação do 06/08 (quarta-feira):

Atividade Científica:

12h30 – 13h30: Inscrições

13h30 – 14h30: Abertura

14h00 – 14h30: Palestra “Redução da mortalidade infantil”, com Prof. Dr. Luciano Borges Santiago, da UFTM (Uberaba – MG), Presidente do Departamento Científico de Aleitamento Materno da Sociedade Brasileira de Pediatria

14h30 – 15h15: Mesa-redonda

14h30 – 14h45: Erradicação da extrema pobreza e da fome com a assistente social Lilian Machado de Sá, Secretária Municipal de Administração de Uberlândia-MG

14h45 – 15h: Garantia do ensino básico universal, com Prof.ª Dr.ª Maria José Ribeiro, do Instituto de Psicologia da UFU

15h – 15h15: Garantia de sustentabilidade ambiental, com Prof.ª Dr.ª Marlene Teresinha de Muno Colesanti, com Instituto de Geografia da UFU

15h15 – 15h45: Intervalo

15h45 – 16h45: Mesa-redonda

15h45 – 16h: Estabelecimento de uma parceria mundial para o desenvolvimento, com a Nutricionista Ana Cláudia Montes Cardoso, da Secretaria Municipal de Agropecuária e Abastecimento de Uberlândia-MG