UFU promove debate sobre o Enade

Evento fará reflexão sobre o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior

Publicado em 01/08/2014 às 12:15 - Atualizado em 15/09/2023 às 16:12

No dia 05/08 (terça-feira), um debate na UFU vai discutir o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) e o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Organizado pela coordenação da graduação em Ciências Sociais e pelo Centro Acadêmico do curso, o evento abordará as inquietações em relação ao sistema, como a forma de avaliação, seus objetivos, sua relação com a autonomia universitária, entre outras.

O Enade é uma das três partes integrantes do Sinaes e tem como objetivo aferir o desempenho dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares do respectivo curso de graduação e as habilidades e competências em sua formação. O sistema também se propõe a avaliar os cursos e as instituições onde os cursos existem.

“Nós queremos debater o Sinaes, o Enade, o que eles significam, porque a instituição não tem debatido. Ela simplesmente reverbera, ela dá ressonância a o que o MEC [Ministério da Educação] define. E ela tem que se colocar de maneira crítica. Pelo critério da autonomia universitária, seria recomendado que a própria universidade produzisse seus instrumentos de avaliação”, observa Edilson Graciolli, coordenador da graduação em Ciências Sociais.

Segundo o coordenador, o boicote ao Enade, realizado por alguns estudantes em outras avaliações, ocorreu justamente por não haver debate sobre o assunto na instituição. “Do ponto de vista institucional, não temos porque defender o boicote. O nosso papel não é sair na defesa do boicote, nem na tutela sobre os alunos induzindo a não boicotar. Isso é um problema deles. A nossa atitude é fazer uma crítica sobre o sistema como um todo. Até porque se a universidade não fizer análise crítica daquilo que diz respeito a ela, quem vai fazer?”, questiona Graciolli.

O evento, aberto a toda a comunidade acadêmica, será realizado nos anfiteatros A e B do bloco 5R (Campus Santa Mônica), a partir das 14 horas.

Participantes da mesa:

·         Profa. Geovana Ferreira Melo – Diretoria de Ensino / Pró-reitoria de Graduação

·         Prof. Edilson José Graciolli – Coordenação Graduação em Ciências Sociais

·         Representante do Centro Acadêmico de Ciências Sociais

·         Profa. Maria Lúcia Bento – Coordenadora da Comissão Própria de Avaliação (CPA/UFU)

·         Profa. Elisabeth da Fonseca Guimarães (Presidente do Núcleo Docente Estruturante/Ciências Sociais/UFU)

·         Bárbara Chiavegatti – Diretório Acadêmico da Psicologia/UFU

Nome do Responsável